terça-feira, 17 de novembro de 2009

DISCURSO DE JOÃO SOARES NETO



Boa noite a todos,




Ilustre Vereador que preside esta Sessão

Autoridades componentes da mesa
Caro Vereador Paulo Facó, autor da propositura que deu origem a esta homenagem
Colegas da Academia Fortalezense de Letras



Senhoras e Senhores,



A História sempre nos ensina. Ela nos diz, por exemplo, que as Câmaras Municipais ou Câmaras de Vereadores no Brasil são mais antigas que o Congresso Nacional, as Assembléias Legislativas e a figura do Prefeito.



No Brasil, elas vieram com as Capitanias Hereditárias. A primeira Câmara instalada foi em SP, em São Vicente, que havia sido elevada à categoria de vila pelo donatário Martim Afonso de Souza. Essa 1ª. Câmara ficou conhecida como a “Câmara Vicentina”.



Em todo o período colonial as câmaras municipais possuíam um número considerável de atribuições. Eram elas que regiam as cobranças de tributos, definiam o exercício profissional, indicavam as atividades do comércio e ofícios, zelavam pelo patrimônio público e até administravam as prisões. Em suma, tinham funções executivas, legislativas e judiciárias.



Após a Independência, veio a Constituição de 1824, quando o império centralizou a maior parte da administração pública e fixou em quatro anos a duração da legislatura. O vereador mais votado exercia a presidência da Câmara.



Em 1889, com o advento da República, os vereadores passaram a ter apenas papel legislativo e de fiscalização.



Agora, com a constituição de 1988, os papéis dos vereadores são os de legislar, fiscalizar, representar e sugerir/requerer.



É exato nesse papel de requerer que o Vereador Paulo Facó, em maio deste ano, apresentou requerimento à Câmara sugerindo a realização de uma sessão especial para homenagear a Academia Fortalezense de Letras. E o fez, por convicção própria.



Fomos comunicados que a Casa aprovou, unanimemente, o requerimento e hoje, estamos aqui, para receber e agradecer a atenção. Esta sessão se faz também como reconhecimento ao trabalho cultural, literário e isolado de cada acadêmico da Fortalezense, bem como o esforço das gestões de Cid Carvalho, Cybele Pontes e Ednilo Soárez que deram uma feição contemporânea à nossa Academia. Tanto isso é verdade que o nome da nossa revista é Contemporânea. Por outro lado, publicamos, bienalmente, o livro Acta Literária.



A Academia Fortalezense de Letras é simples, mas diligente, atuante e diferenciada ao incentivar academias de estudantes dos colégios Maria Ester, 07 de Setembro e Dáulia Bringel, entre outros. Agora, por exemplo, possui um blog, www.afl.org.br, ao qual todos poderão acessar e usar para a inclusão e divulgação de suas produções de poesias, contos, crônicas, ensaios e romances. Inovou ainda com a primeira reunião de uma academia em uma Bienal Internacional do Livro.



Tem, apesar das dificuldades, procurado desempenhar o seu papel de regente de nomes qualificados e o faz com muito empenho



O nosso presidente de honra é o Príncipe dos poetas cearenses, Artur Eduardo Benevides.



Destaco, por estar em uma casa política da qual fizeram parte, os ex-vereadores Barros Pinho, Juarez Leitão e Ubiratan Aguiar que são nossos membros. Barros Pinho foi também Deputado Estadual, e Prefeito de Fortaleza e acaba de ganhar o Prêmio Osmundo Pontes de Literatura. Juarez Leitão, por sua maestria com professor de história, oratória diferenciada, produção poética e biográfica, é admirado por todos. Ubiratan Aguiar é Ministro do Tribunal de Contas da União, sendo o seu atual presidente, com papel decisivo na apuração das contas nacionais. Ainda na área pública, temos o brilhante ex-senador da República, o jornalista e professor Cid Sabóia de Carvalho; o Deputado Estadual, professorTeodoro Soares, ex-reitor de duas universidades; o Reitor da Universidade do Vale do Acaraú, Colaço Martins; e a ex-presidente do TRE, Desembargadora Gisela Nunes da Costa, que vem de ser agraciada com o título de Doutor Honoris Causa pela UVA, por proposição de nosso colega-fundador José Luís Lira.



Destacamos ainda nossos sócios que dirigem outras entidades: o presidente do centenário Instituto do Ceará, José Augusto Bezerra; Matusahila Santiago, nossa co-fundadora, cuida com desvelo da histórica Casa de Juvenal Galeno. Maurício Benevides, presidente da Academia Cearense de Retórica; José Teles, presidente do capítulo cearense da Academia Letras e Artes do Nordeste; Cybele Pontes, preside a Sociedade Amigas do Livro; Francisco Lima Freitas, dirige a Academia de Letras Municipais do Ceará, e Murilo Martins, é ex-presidente da Academia Cearense de Letras e vem de lançar o livro “Poetas da Academia Cearense de Letras”.



Os demais colegas, todos com grande valor e produção literária, sintam-se, citados e homenageados, pelos nomes referidos. Somos 40. Jornalistas, historiadores, bibliófilos, poetas, contistas, cronistas, romancistas e ensaístas. Estes acadêmicos, mercê de seus brilhos, têm, sem dúvida, produção literária significativa nestes primeiros anos do Século XXI, além de atividades públicas e privadas significantes, tais como professores universitários e profissionais liberais.



Gostaríamos, nesta oportunidade singular, de sugerir ao presidente desta Casa, Vereador Salmito Filho, através do Vereador Paulo Facó, e por meio dessa sessão apresentada ao vivo pela Televisão Fortaleza, tão bem dirigida pelo jornalista Arnaldo Santos, a elaboração, em 2010, em parceria com a Academia Fortalezense de Letras, de um Cadastro Geral de Artes e Cultura de Fortaleza em que todos os participantes dos mais diferentes segmentos das expressões artísticas, culturais e literárias de nossa cidade, independente de gênero, credo, condição social e de serem filiados a academias ou quaisquer entidades, todos em rigorosa ordem alfabética, poderiam ter os seus nomes, breves currículos e produções registrados para divulgação, consulta e, igualmente, fins históricos.



Por fim, agradeço em nome de todos os meus colegas, à Câmara Municipal de Fortaleza e, especialmente, a gentileza e deferência do Vereador Paulo Facó, cultor de leituras e edil que tem se caracterizado em conferir destaque especial à Cultura da nossa cidade que precisa, no legislativo e executivo, tornar efetivas, além de outras, as indicações da III Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza, promovida pela Secult-For, em que foram abordados os temas da Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento com vistas à criação de um sistema ou Plano Municipal de Cultura.



Saiba caro Vereador Paulo Facó, do meu reconhecimento e de todos os integrantes da Academia Fortalezense de Letras. Estenda a todos os demais vereadores, o nosso muito obrigado.

DISCURSO VEREADOR PAULO FACÓ


HOMENAGEM DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA À ACADEMIA FORTALEZENSE DE LETRAS, EM SESSÃO SOLENE NO DIA 12 DE NOVEMBRO DE 2009.



Discurso do Vereador PAULO FACÓ, propositor da homenagem.

Senhor Presidente

vereadoras e vereadores,

Senhores convidados:


Dizia o poeta Filgueiras Lima que as academias, além de serem institutos de exercícios literários, têm um compromisso social de marcante importância: cabe-lhes acender ideias de elevação mental na alma do povo e aprimorar os recursos da língua nacional, assegurando-lhe o resguardo dos modos e formas expressionais da melhor beleza idiomática e de respeito aos elementos de sua formação.
Tem o Ceará uma trajetória de amor às agremiações culturais.

Muitas foram as que se formaram ao longo de nossa história, algumas de forma marcante, como a original PADARIA ESPIRITUAL, fundada em 1892 pelos jovens boêmios que frequentavam o “Café Java” na Praça do Ferreira, sob a generosa complacência do Mané Coco, jocosa figura de botiquineiro.
Em 1894 era fundada a ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS, porventura a mais antiga do Brasil, pois antecedeu em três anos a própria ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.
Outras associações e grupos literários já haviam recrutado os amigos das letras, como a ACADEMIA FRANCESA, em 1873, o GRÊMIO LITERÁRIO, em 1885, e o INSTITUTO DO CEARÁ (ainda hoje em pleno vigor produtivo), em 1887.
Nesses redutos de embate de ideias e manifestação estética surgiram nomes que haveriam de engrandecer as letras cearenses e romper as fronteiras da Província para brilhar à ampla e larga admiração nacional.
Nomes como o de Antônio Sales, Adolfo Caminha, Rodolfo Teófilo, Rocha Lima, Juvenal Galeno, Farias Brito, Araripe Júnior e Clóvis Beviláqua.
Somos uma terra de produtores de literatura. De poetas e prosadores de qualidade superior, muitos assinalados em definitivo nas páginas permanentes da imortalidade, como colunas sólidas da história literária do país.
Desses anais perpétuos jamais sairão José de Alencar, Capistrano de Abreu, Franklin
Távora, Domingos Olímpio, José Albano, Gustavo Barroso, Herman Lima, Raimundo Magalhães Júnior e Rachel de Queiroz.
Parece que temos no Ceará uma inquietação para dizer, pelos misteriosos caminhos do encanto, os sentimentos e as emoções que nos possuem, o acicate da dor e o fogo da paixão, o plasma do delírio e o patinar obscuro do lodo, o mel e o fel de nosso jeito severino de encarar a vida.
Há sete anos, um grupo de intelectuais desta cidade, reunido em torno dessa necessidade de praticar a arte da palavra, resolveu fundar mais uma Academia de Letras.
Seria a Academia da cidade de Fortaleza e visava congregar e integrar entidades culturais da capital e literatos para o cultivo de ideias e divulgação de suas produções, num salutar e benfazejo convívio, onde os participantes se sentissem à vontade para a livre expressão de seus sentimentos, proclamados em prosa e verso.
A ACADEMIA FORTALEZENSE DE LETRAS, que, como outras, poderia ter vida efêmera e destino passageiro, logo firmou-se no conceito da literatura de nosso Estado como uma entidade séria e respeitável, promovendo conferências de real interesse cultural, publicando uma revista e editando uma antologia, revelando, dessa forma, uma atuação de marcante presença no movimento cultural de Fortaleza.
As quatro diretorias que a comandaram, presididas respectivamente por Cid Carvalho, Cybele Pontes, Ednilo Soárez e o atual, o cronista João Soares Neto, conseguiram conquistar a confiança da comunidade intelectual e dos meios acadêmicos, mas, sobretudo, obtiveram o grande feito de aproximar a elite cultural da cidade, das escolas, da juventude e de todos os que, de alguma forma, mostram interesse pelo cultivo das letras e pelo exercício da palavra escrita.
Como em todos os ofícios da atividade humana, o escritor tem um compromisso com a sociedade e com a história.
Mas cabe aos que escrevem uma função maior.
É que o escritor faz a leitura da vida, capta os retratos de época, interpreta a natureza humana, reflete em sua criação o pensamento, as ideias e as atitudes de seu tempo, expressando-os através da crônica, do ensaio, da poesia e até da ficção, que sempre se apoia na realidade e reproduz situações concretas.
Instrumento, portanto, da história, o escritor é elemento imprescindível para a memória da humanidade.
Sem a sua atuação, não teríamos a Bíblia, o Livro dos Vedas, o Alcorão, a Odisséia, a Divina Comédia e Os Lusíadas.
Nem saberíamos das façanhas de Carlos Magno e dos Doze Pares de França.
Nem das Proezas de João Grilo ou da Peleja de Zé Pretinho com o Cego Aderaldo, pelo viés da literatura de cordel.
Congregar esses seres iluminados que trabalham sobre a magia das palavras e, como deuses, criam mundos e constroem vidas, é uma missão também quase divina.
Por isso, aplaudimos a existência das academias.
Senhoras e Senhores:
Aqui está a ACADEMIA FORTALEZENSE DE LETRAS, representada por muitos de seus membros, sob a liderança do Dr. João Soares Neto.
É um cidadão vencedor. Bom de cidadania, bom de leituras e de escritura, bom de convivência. Um homem que, depois de triunfar no mundo empresarial, recorreu a sua antiga inclinação. Aquela vocação espiritual que o aluno do Colégio Cearense já demonstrava nas tertúlias do grêmio escolar, fazendo discursos e recitando poemas nas saudosas sessões lítero-musicais da escola marista.
O Cônsul do México no Ceará, além de ser poliglota, dar centenas de empregos e conhecer o mundo inteiro, é um cronista de boa safra, um contemplador do cotidiano, a tecer sobre as coisas, fazeres e olhares de nosso tempo abalizados e originais comentários, num estilo leve, palatável e gramaticalmente cuidadoso.
Hoje, nesta noite de grande alegria para a Casa do Povo, queremos homenagear a ACADEMIA FORTALEZENSE DE LETRAS pelo seu trabalho, por sua missão pedagógica e incentivadora, pelas intenções sublimes de seu ideal, pelo que já fez e fará pela cultura de nossa cidade.
Senhores acadêmicos e escritores do Ceará:
A Câmara Municipal de Fortaleza, representando o sentimento da cidade, se declara em completo estado de gratidão à ACADEMIA FORTALEZENSE DE LETRAS por todas as suas realizações.


MUITO OBRIGADO.











quarta-feira, 4 de novembro de 2009

BOLETIM OUTUBRO/2009

ACADEMIA FORTALEZENSE DE LETRAS
Palácio da Luz - Rua do Rosário, 01 – Fortaleza-Ce

Boletim mensal eletrônico – Gestão 04/11
Outubro de 2009

PALAVRA DO PRESIDENTE

A reunião mensal de setembro da AFL teve como ponto alto a festa realizada pela ex-presidente Cybele Pontes. Foi bonita, charmosa e se identifica com a autora do livro “Uma mulher na mesa de academia”(conferir o nome com a Cláudia). Mais de 100 pessoas, entre acadêmicos, amigos e familiares da autora, que foi apresentada por nosso colega Juarez Leitão. Na oportunidade,
além de fazermos a saudação à Cybele, justa e merecida, aproveitamos a desse dia para tecer comentários sobre os 199 anos da Independência do México, o maior, mais desenvolvido e culto país de língua hispânica de todas as Américas.

Agora, neste mês de outubro, 20, às 18:30h o ex-presidente Ednilo Gomes de Soárez, apresentará, igualmente, o livro alusivo aos seus dois anos de mandato. É um documento objetivo, contendo atas, pronunciamentos, a publicação da Acta Literária e da Revista Panorama. Enfim, enfeixa, tudo o que Ednilo fez por nossa AFL. Todos estão convidados para a reunião que se realizará na Faculdade 7 de Setembro, no bairro Edson Queiroz. Haverá vagas para todos no escionamento.

Em novembro, 12, as 19:30 horas, por requerimento do Vereador Paulo Facó, a Academia Fortalezense de Letras será homenageada, em Sessão Especial pela Câmara Municipal de Fortaleza. Todos os componentes – e seus familiares – estão convidados para essa sessão magna que valerá como a nossa reunião de novembro. Contamos com a presença de todos, pois esta é a primeira vez que uma Academia é homenageada por esta Câmara Municipal de Fortaleza. A Câmara fica localizada fica na Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 - Luciano Cavalcante esquina com Av. Rogaciano Leite.

No dia 14 de outubro, quarta-feira, estarei recebendo, com muita honra, o Troféu “Administrador Referência”, a ser concedido pela Federação Internacional de Administração, Conselho Federal de Administração e Conselho Regional de Administração, no Siará Hall, às 19:00 horas. Todos estão sendo convidados. Ficarei muito contente com a presença dos colegas da AFL.

Espero que os (as) colegas entendam a importância de suas presenças às reuniões da Fortalezense. A AFL só será forte com a participação de todos.

Cordialmente,

João Soares Neto
Presidente



CICLO DE PALESTRAS

Dando continuidade ao Ciclo de Conferências José de Alencar e Euclides da Cunha da Academia Cearense de Letras, todas as terças e sextas, 17 horas, segue o calendário de outubro e novembro:

13 de outubro
José de Alencar historiador - Francisco Régis Lopes Ramos

16 de outubro
Diálogo entre Os Sertões de Euclides e Cicatrizes Submersas de Descartes Gadelha - Maria Inês Cardoso Salles

20 de outubro
Uma leitura de Iracema, de José de Alencar - Linhares Filho

23 de outubro
Alencar e seu Projeto Literário de Construção da Nação - Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes

27 de outubro
José de Alencar e a História da Língua Portuguesa - José Alves Fernandes

30 de outubro
José de Alencar, o possuído pelo livro - José Augusto Bezerra

3 de novembro
Alencar: o político - Lúcio Alcântara
6 de novembro
Primeiras lições de José Martiniano de Alencar - Ana Maria Roland

10 de novembro
Euclydes da Cunha, homem de ciência e sua arte - Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes

13 de novembro
Euclides da Cunha – preconceito em relação ao nordestino? - João Soares Neto


NOTÍCIAS

1 - Dia 15 - Lançamento da Revista da Sociedade Amigas do Livro - Ideal Clube – 19 horas. Quem fará a apresentação da Revista será a Diretora de Publicações da SAL e nossa acadêmica, Beatriz Alcântara.

2 - Dia 20 - Lançamento do livro Atividades na Academia Fortalezense de Letras no Biênio 2007-2008 de Ednilo Soárez na FA7 - Faculdade de Setembro, às 18:30 horas.

3 - Dia 21 - Posse de José Alves Fernandes na Academia Cearense de Letras como titular da cadeira n.29, cujo patrono é Paulino Nogueira e o antecessor, José Costa Matos. A saudação será feita pela acadêmica Noemi Elisa Aderaldo.

4 - Dia 22 - Lançamento do livro de poemas Samambaia que é um resgate da memória de Antônia Sampaio Fontes (avó já falecida do acadêmico Eduardo Fontes) - Centro Cultural Oboé - 19horas e 30minutos.
5 - Fazendo sucesso o livro Indícios de Eduardo Fiúza Filho cujo lançamento ocorreu no Centro Cultural Oboé no dia 03 de Setembro.

6 - No dia 26 de outubro, às 19h, será realizada a entrega do Prêmio Osmundo Pontes de Literatura, chancela de nossa colega Cybele Pontes


PRESTAÇÃO DE CONTAS
Competência 09/2009

Saldo anterior
12.351,27

Receitas
60,00
Despesas totais
(445,00)
Saldo do mês
(385,00)

Saldo atual
11.966,27
Roberto Gaspar – Tesoureiro/Júlia Pitombeira – Contadora


SOBRE REUNIÕES

1. Lembramos que a reunião deste outubro acontecerá terça-feira, dia 20, às 19:00 horas, na FA7 – Faculdade 7 de setembro, quando será lançado o livro “Atividades na Academia Fortalezense de Letras no Biênio 2007-2008” de Ednilo Soárez.

2. Em novembro, a reunião mensal da AFL, acontecerá no dia 12 de novembro (quinta-feira), às 19:30 horas, em sessão solene da Câmara Municipal de Fortaleza (R. Dr. Thompson Bulcão, 830 - Luciano Cavalcante) ocasião que a Fortalezense será homenageada pelo vereador Paulo Facó.

Contamos com a presença de todos.


ANIVERSARIANTES DO MÊS

OUTUBRO / Dia
Membro AFL
22
Francisco Lima Freitas

Francisco Lima Freitas, nosso colega e Presidente da ALMECE é um grande trabalhador.


PENSAMENTO

“A cultura é o maior conforto para a velhice.”
Aristóteles, filósofo grego
(384-322 a.C)

BOLETIM SETEMBRO/2009

ACADEMIA FORTALEZENSE DE LETRAS
Palácio da Luz - Rua do Rosário, 01 – Fortaleza-Ce

Boletim mensal eletrônico – Gestão 04/10
Setembro de 2009

PALAVRA DO PRESIDENTE

Colegas,

O mês de setembro em curso apresenta a Fortalezense no centro das atividades culturais de Fortaleza, não apenas como animadora cultural, mas pela produção individual de alguns dos seus integrantes.

Ubiratan Aguiar abriu o mês na noite dia 03, no Náutico Atlético Cearense, com o lançamento do seu 5º. CD, Sina do cabra da Peste, quando mostrou sua forma como letrista e a capacidade de arregimentar parceiros do nível de Goya, João Feijão, Humberto Pinho, Ednardo e Amaro Penna que enriquecem seus versos com melodias certeiras. Além disso, seu CD tem intérpretes como Amelinha, Fagner, Dominguinhos, Humberto Pinho, Elba Ramalho, Melquíades, Penninha, Marcus Café, Waldonys e Geraldo Azevedo.

Na mesma senda, Pio Rodrigues Neto, no dia 10, nos jardins de Burle Marx do Theatro José de Alencar, conseguiu, como ele próprio diz: “transpor o sentimento das minhas palavras para a música foi uma experiência única e inesquecível que compartilhei com grandes nomes da música popular brasileira”. E o faz lançando em CD a musicalização de suas poesias com nomes do quilate de um Danilo Caymmi, filho de Dorival, mas comprometido com a nova vaga da música brasileira que surgiu no fim dos anos 60 e adentrou, sincopada e dolente, os anos setenta e está na onda desde então. Haverá um show muito especial.

No dia 16, no 4º. Andar do Hotel Gran Marquise, será realizada, às 18.30h, a reunião mensal de setembro da Academia Fortalezense de Letras. Os acadêmicos presentes receberão, gratuitamente, o “botton” que, doravante, identificará os membros da Fortalezense que o portarem. Na ocasião, Cybele Pontes lançará o livro “Uma mesa de academia – compromisso e ação”, edição da Fortalezense de Letras, em que conta as realizações da sua gestão na AFL. Autora e livro serão saudados pelo colega Juarez Leitão.

No dia 24, na Oboé da Rua Maria Tomásia, às 19:30h, João Soares Neto lançará o livro “Conversas de Domingo”, edição da Fortalezense de Letras. O nosso colega da AFL, Carlos Augusto Viana, fará a apresentação.

Todos os colegas, independente de convite pessoal, estão convidados para os eventos ainda em curso.
Acreditamos que a AFL está cumprindo o seu papel.

Cordialmente,
João Soares Neto
Presidente


CICLO DE PALESTRAS

No dia 15 de setembro começa o Ciclo de Conferências José de Alencar e Euclides da Cunha da Academia Cearense de Letras, todas as terças e sextas, 17 horas, nos meses de setembro a novembro.
Programação:

15 de setembro
O Ceará no Centenário de Alencar -Ângela Gutiérrez
18 de setembro
Euclides, o ensaísta - Pedro Paulo Montenegro

22 de setembro
José de Alencar, o criador do romance - Pedro Paulo Montenegro

25 de setembro
Quando a imaginação vence a história: Euclides da Cunha e a escrita de Os Sertões - Vânia Vasconcelos

29 de setembro
O Discurso Amoroso na obra de Alencar - Vera Lúcia Albuquerque de Moraes
2 de outubro
Os Sertões na Cultura Brasileira -Ângela Gutiérrez

6 de outubro
O feminino na arte de José de Alencar - Regine Limaverde

9 de outubro
Itinerários de Euclides na Amazônia -Ana Maria Roland

13 de outubro
José de Alencar historiador - Francisco Régis Lopes Ramos

16 de outubro
Diálogo entre Os Sertões de Euclides e Cicatrizes Submersas de Descartes Gadelha - Maria Inês Cardoso Salles

20 de outubro
Uma leitura de Iracema, de José de Alencar - Linhares Filho

23 de outubro
Alencar e seu Projeto Literário de Construção da Nação - Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes

27 de outubro
José de Alencar e a História da Língua Portuguesa - José Alves Fernandes

30 de outubro
José de Alencar, o possuído pelo livro - José Augusto Bezerra

3 de novembro
Alencar: o político - Lúcio Alcântara

6 de novembro
Primeiras lições de José Martiniano de Alencar - Ana Maria Roland

10 de novembro
Euclydes da Cunha, homem de ciência e sua arte - Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes

13 de novembro
Euclides da Cunha – preconceito em relação ao nordestino? - João Soares Neto


PARA COMENTAR

Vocês concordam?
Gostaria que vocês comentassem e mandassem para o Boletim da AFL (
jsn@planos.com.br) o que Chico Buarque, compositor e agora escritor, diz na Folha de São Paulo, de 04.07.2009, fls. C5:
"Escrever é uma chatice".


PRESTAÇÃO DE CONTAS
Competência 08/2009

Saldo anterior
11.470,59

Receitas
1.230,00
Despesas totais
(349,42)
Saldo do mês
(880,58)

Saldo atual
12.351,17
Roberto Gaspar – Tesoureiro/Júlia Pitombeira – Contadora



SOBRE REUNIÕES

1. Lembramos que a reunião deste setembro acontecerá quarta-feira, dia 16, às 18:30 horas, no 4º. Andar do Hotel Gran Marquise, quando será lançado o livro “Uma mesa de academia – compromisso e ação” de Cybele Valente Pontes.

2. Em outubro, a reunião mensal da AFL, acontecerá no dia 21 de outubro (quarta-feira), às 18:00 horas, na sede da Fortalezense.

Contamos com a presença de todos.



ANIVERSARIANTES DO MÊS

SETEMBRO / Dia
Membro AFL
01
Roberto Pires
07
Ubiratan Aguiar
09
Dummar Neto



PENSAMENTO

“Escrever é sempre esconder algo de modo que mais tarde seja descoberto... Os leitores são meus vampiros.”
Ítalo Calvino, escritor italiano.
(1923 -1985)

BOLETIM AGOSTO/2009

ACADEMIA FORTALEZENSE DE LETRAS
Palácio da Luz - Rua do Rosário, 01 – Fortaleza-Ce

Boletim mensal eletrônico – Gestão 04/09
Agosto de 2009

PALAVRA DO PRESIDENTE

Muitos colegas ainda não mandaram para análise da editoria da nossa revista, os seus artigos, crônicas, contos e ensaios. Se não houver um número razoável de títulos, infelizmente, a ACTA LITERÁRIA não será editada. Por tal razão, peço a todos que enviem as suas produções para a Secretária Cláudia, em meio eletrônico (CD), até 30/08.
Estive na Festa Literária Internacional de Paraty. Inscrevi-me, paguei ingressos para palestras e pude conversar com escritores consagrados, jovens escritores e palestrantes. Creio que esse modelo é mais atraente para todos do que as Bienais. Na FLIP se destaca a descontração.
Cordialmente,
João Soares Neto
Presidente


NOTÍCIAS

1 - 1º Sorteio de kit de livros de autores cearenses do blogue AlmanaCULTURA (
http://raymundo-netto.blogspot.com/).
O blogue AlmanaCULTURA presenteia com o sorteio de 01 kit de livros de CONTOS: (1) A Lua de Ur num Prato de Terra de Alan Santiago (ganhador do IV Edital de Incentivo às Artes da SECULT), (2) A Grande Casca do S de Jorge Pieiro (ganhador do IV Edital de Incentivo às Artes da SECULT), (3) Inimigos de Pedro Salgueiro (ganhador do I Edital de Artes da SecultFor e indicado ao prêmio Jabuti) e Eu Vou Esquecer Você em Paris de Carmélia Aragão (ganhador do III Edital de Incentivo às Artes da SECULT).
Para participar do sorteio, basta fazer um comentário à referida postagem (no blogue) indicando um e-mail de contato e citando três livros (em qualquer gênero e de qualquer época) de autores cearenses. O sorteio será realizado ao final do mês de agosto e o resultado divulgado por meio do blogue.

2 – A Academia Fortalezense de Letras recebeu Convite da Academia Paraense de Letras Jurídicas para a posse do acadêmico Rômulo José Ferreira Nunes, na Cadeira n.4. Dia 13 de agosto – 20 horas - sede da APL (Rua João Diogo, 235).

3 - Tomaram posse como sócios da Associação Brasileira de Bibliófilos, o vice-governador Francisco Pinheiro, o presidente da OAB-Ce, Hélio Leitão, a historiadora Ingrid Schamborn e o acadêmico da AFL e presidente do TCU, Ubiratan Aguiar. A saudação aos novos sócios foi proferida por João Soares Neto.

4 - O escritor cearense, radicado em Recife-Pe, Ronaldo Correia de Brito foi o grande vencedor do Prêmio de literatura Estado de São Paulo. Ronaldo - que esteve mês passado em Fortaleza para dar palestra no Centro Cultural do BNB - venceu dois grandes concorrentes, José Saramago e Milton Hatoum. O livro premiado Galiléia conta a história de 03 primos que voltam ao interior do Ceará para visitar a fazenda decadente do avô. Os primos viviam em Recife, SP e Noruega. E então...

5 - A Academia Cearense de Letras comemora, com festa, o seu 115º aniversário de fundação. Parabéns a todos.


LIVROS PUBLICADOS

De 2002 para cá, os sócios da Fortalezense publicaram os seguintes livros:

BEATRIZ ALCÂNTARA
2002 – Folha de Prata (poesia)
2005 – Livre Sintonia (poesia).
2007 – Autos de Natal em Família (prosa).

EDNILO SOÁREZ
2006 - A Brisa do Mar. Um romance, ambientado em uma Lua Grande, uma cidade litorânea do Ceará, que versou sobre o quotidiano de pescadores em suas jangadas de piuba, Ao final apresentamos um alentado glossário sobre todas as peças da jangada de piuba, hoje já praticamente extinta.
2006 - Miscigenação nos Trópicos. Um ensaio histórico, onde buscamos levar o leitor a avaliar as vantagens e desvantagens da miscigenação na formação do povo brasileiro.
2008 - Ramalho Ortigão – Um Marco na Literatura Portuguesa. Um trabalho sobre o Realismo Português do Século XIX, contextualizando-o no momento histórico de Portugal na segunda metade do séculolo XIX.

EDUARDO FONTES
2007 - Na Esquina da Vida. É uma retrospectiva, mas também um instante de recobrar energias, como novo Anteu, na esperança de prosseguir a caminhada até o seu termo, certo de que "para trás inexistem os horizontes".
FERNANDA QUINDERÉ
2002 - Mulher Azul (poemas).
2004 - Padre Quinderé - O Apóstolo da Alegria. Memórias sobre a vida do seu tio avô.
2005 - Calabouço para os Reis-Ficção e Realidade. Memórias de uma viagem à Europa com o Poeta Fernando Pessoa.
2007 - Bodas da Solidão- Um Olhar Azul para Luiz Eça. Memórias da vida conjugal.
2008 - Cordilheira do Fogo (poemas).

FRANCISCO LIMA FREITAS
2002 - Síntese do Pensamento (momento II).
2003 - Síntese do Pensamento (momento III).
2004 - Síntese do Pensamento (momento IV).

GISELDA MEDEIROS
2002 - Eros e Thanatos. Afirmou Genuíno Sales: "Sua escritura é construída por meio de uma prosa espontânea, leve e pura que revela a densidade do grandioso poder de criar da autora. A temática envolve, sobretudo a vida, diante da tragicidade do destino do homem, ser inconcluso, cuja sina é sempre uma trágica incógnita."
2007 - Crítica Reunida. O Professor José Alves Fernandes escreveu: "Alargando o passo e conferindo maior elastério ao raio de alcance da sua atividade intelectual, incursiona agora a estudiosa Professora pelos domínios da Crítica e da Análise Literária, território com certeza mais escarpado e desigual balizado por condicionamentos de diversa ordem e de novas dimensões”.
JOÃO SOARES NETO
2002 - Sobre todas as coisas (crônicas)
2002 - Sobre a Gênese e o Caos (contos)
2002 - Microcontos (contos)

JOSÉ AUGUSTO BEZERRA
2004 - O Espírito do Sucesso - romance épico, livro texto de vestibular de Português e de Administração da Faculdade Farias Brito. Considerado por Marilda Ciribelli, maior autoridade no Brasil em história clássica, como um dos importantes estudos sobre Alexandre, na atualidade.
JOSÉ BATISTA DE LIMA
2008 - O Sol de cada coisa (poesia)

INEZ FIGUEREDO
2004 - Estrela vida minha. Livro de Poesia vencedor do Prêmio de poesia no Ideal Clube.

LÚCIA LUSTOSA
2008 - Nice pinta e borda.... faz arte! Sobre a artista plástica Nice Firmeza cuja vida rica em produções artísticas e em relacionamentos saudáveis não poderia ser ignorada, deveria ser modelo para tantos que desistem cedo.

RITA DE CÁSSIA ARAÚJO
2004 - Manga Madura - Disse Lourdes Sarmento: “Parece que a mensagem de Rita de Cássia ainda tem o gosto do tempo que morávamos em casas com árvores frondosas no quintal e jardins.
2008 - Por trás das gavetas – Regine Limaverde escreveu: “Leio as poesias da Rita de Cássia e me ponho a pensar: o que leva as pessoas a desnudar-se perante o público? Que efeito tem um verso para o leitor? Rita é uma poetisa intimista”.

ROBERTO GASPAR
2002 - A Menina do vaporub ou O amor na hora do Ângelus. Foi lançado no Centro Cultural Oboé, no dia 19 de novembro de 2002, e a crônica, com este mesmo nome, obteve o 1º lugar no V Prêmio Ideal de Literatura, em 2002, como obra inédita.

FUTUROS LANÇAMENTOS

BEATRIZ ALCÂNTARA
2009 - Palavras Cúmplices: versos & reverso (poesia e ensaio). Este livro de 2009 será lançado na Casa Cor, no dia 27 de outubro, próximo, às 19h.

JOÃO SOARES NETO
2009 - Sobre a vida e o amor - 2a. edição.
2009 - Conversas de domingo – crônicas.

JOSÉ AUGUSTO BEZERRA
2009 - Notícia Histórica da Vida e das Obras de José Haydn - Previsão de publicação: novembro. Co-autoria com a professora Ingrid Schwamborn. Refere-se a edição comemorativa dos 200 anos do compositor Haydn, personagem do primeiro livro sobre música, editado no Brasil. Edição bilíngue (Português-Alemão) com ensaio de José Augusto Bezerra sobre o Visconde de Cairu.
2010 - Manuscritos Brasileiros da Biblioteca José Augusto Bezerra. Previsão de publicação: Junho de 2010. Importante estudo de homens e fatos, através desses chamados documentos vivos, que foram testemunhas e partícipes da nossa história. Existem dois importantes livros-referências sobre o tema: Um de José Mindlin-SP e outro de Pedro Correia do Lago-RJ. Este será o primeiro do NE e, acredita-se, estará no nível dos mencionados.

ROBERTO GASPAR
2009 – Otimismo itinerante (crônicas e estórias).


PRESTAÇÃO DE CONTAS
Competência 07/2009

Saldo anterior
12.389,79

Receitas
360,00
Despesas totais
(1.279,20)
Saldo do mês
(919,20)

Saldo atual
11.470,59
Roberto Gaspar – Tesoureiro
Júlia Pitombeira – Contadora


COLEGAS EM DIA

São os seguintes os colegas em dia com a tesouraria da AFL, até junho de 2009:

Aila da Costa Ribeiro PereiraAntônio Colaço MartinsAntônio Vicente AlencarConstança Telles TávoraCybele Valente PontesEduardo FontesGiselda Medeiros
João Soares NetoJosé Teodoro SoaresLêda Costa LimaBeatriz AlcântaraRita de Cássia AraújoRoberto GasparSuzana Dias Ribeiro
Maria do Carmo FontenelePio Rodrigues Neto


SOBRE REUNIÕES

1. Lembramos que a reunião deste agosto acontecerá quarta-feira próxima, dia 19, às 18:00 horas, na sede da Fortalezense.
A acadêmica e doutora (fazendo pós-doc) Ângela Gutierrez será a conferencista da sessão. Falará sobre a Guerra de Canudos, Euclydes da Cunha e Antônio Conselheiro.

2. Em setembro, a reunião mensal da AFL, acontecerá no dia 16 de setembro (quarta-feira), às 18:00 horas, na sede da Fortalezense.

Contamos com a presença de todos.


ANIVERSARIANTES DO MÊS

AGOSTO / Dia
Membro AFL
03
Ednilo Soárez
22
João Soares Neto
25
Cid Carvalho
31
Sérgio Macedo


PENSAMENTO

“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem”.
Mário Quintana

BOLETIM JUNHO/2009

ACADEMIA FORTALEZENSE DE LETRAS
Palácio da Luz - Rua do Rosário, 01 – Fortaleza-Ce

Boletim mensal eletrônico – Gestão 04/08
Junho de 2009

PALAVRA DO PRESIDENTE

Estamos, desde o início desta administração, procurando resgatar a memória da Academia Fortalezense de Letras. Assim, tivemos o cuidado de pedir aos ex-presidentes um documento fechado de suas gestões. No caso da gestão Cid Carvalho, o colega José Luís Lira, que exercia a secretaria geral, assumiu a tarefa de fazer e já entregou o relatório, devidamente encadernado e que conta ainda a história da nossa fundação. Em segundo lugar, a ex-presidente Cybele Pontes, seguindo o mesmo princípio, conclui o documento do seu mandato. Ednilo Soárez já está elaborando o seu e promete entregá-lo brevemente. Esses relatórios objetivam retratar as ações e as atuações das diretorias e de cada um dos companheiros.
Autorizamos o fotógrafo Haroldo Barbosa (8772-5298 / 3467-9508), de todos conhecido, a entrar em contato com cada um dos acadêmicos para que faça a sua foto oficial e a Academia Fortalezense de Letras possa ter um registro fotográfico de seus integrantes. Cada um pagará a sua foto e as molduras, que serão iguais.
No próximo mês de julho, a Fortalezense entregará, sem ônus, a cada membro, “botton” identificador da condição de acadêmico. Esse “botton” conterá o nome, o símbolo e o dístico da Academia.

Cordialmente,

João Soares Neto
Presidente



NOTÍCIAS

1 - Repercutiu bem a palestra da Fernanda Quinderé sobre Nadir Papi Saboya na reunião do mês passado. A freqüência foi boa. Houve perguntas e boas respostas.

2 - O ex-presidente Ednilo Soarez viajou a Portugal em férias. Aproveita, como credenciado pela AFL, para estabelecer contatos com congênere lusitana.

3 - A colega Beatriz Alcântara recebeu o 1º. Troféu Martin Soares Moreno da Comunidade Portuguesa e Consulado Honorário de Portugal no Ceará em solenidade na Associação Beneficente “Dous de fevereiro”. Na ocasião, Beatriz fez um belo discurso alternando prosa e verso. João Soares compareceu à cerimônia.

4 - No dia 30 deste mês de junho, às 19:00 horas, o renomado escritor Ronaldo Correia de Brito, nascido no Ceará e radicado em Pernambuco, estará falando de sua obra “Galiléia” no Centro Cultural Banco do Nordeste. Na Rua Floriano Peixoto, centro. Será uma oportunidade ímpar. Vamos prestigiar.

5 - Juarez Leitão falou sobre Filgueiras Lima na reunião mensal de junho da Academia Cearense de Letras. Juarez conclui, em breve, biografia do poeta e educador que, se vivo fosse, teria completado 100 anos em maio.

6 - Continuamos aguardando a remessa de artigos, contos, crônicas, ensaios e poesias para o próximo número da Acta Literária. As remessas deverão ser enviadas, devidamente revisadas, em meio magnético para a nossa secretária Cláudia. O prazo limite é 30 de julho.

7 - A colega Gisela Nunes da Costa assumiu a presidência do Tribunal Regional Eleitoral. Parabéns.

8 - Regina Fiúza estará regressando de São Paulo no dia 20.
Vem feliz com a recuperação de Eduardo Fiúza.




PRESTAÇÃO DE CONTAS
Competência 05/2009

Saldo anterior

11.546,23

Receitas
600,00

Despesas (pessoal, administrativas e financeiras)

(440,35)
Saldo do mês
159,65


Saldo atual
11.705,88

Roberto Gaspar – Tesoureiro
Júlia Pitombeira – Contadora


SOBRE REUNIÕES


1. Lembramos que a reunião deste junho acontecerá quarta-feira próxima, dia 17, às 18:30 horas, na sede da Fortalezense.

2. Em julho, a reunião mensal da AFL, acontecerá no dia 15 de julho (quarta-feira) às 18:30 horas, na sede da Fortalezense.

Contamos com a presença de todos.




ANIVERSARIANTES DO MÊS


JUNHO
Dia
Membro AFL
01
José Augusto Bezerra

20
Elmo Vasconcelos

JULHO
Dia
Membro AFL
14
Giselda Medeiros

18
Lúcia Lustosa

25
Artur Eduardo Benevides

27

Roberto Gaspar
28
Constança Távora




PENSAMENTO


“Acho que para cada escritor há uma razão diferente. No meu caso, em certo sentido, é o desejo interior de dar um testemunho do meu tempo, de minha gente e principalmente de mim mesma: eu existi, eu sou, eu pensei, eu senti, e eu queria que você soubesse”.
Rachel de Queiroz

BOLETIM MAIO/2009

ACADEMIA FORTALEZENSE DE LETRAS
Palácio da Luz - Rua do Rosário, 01 – Fortaleza-Ce

Boletim mensal eletrônico – Gestão 04/07
Maio de 2009

PALAVRA DO PRESIDENTE

A reunião da AFL, em 15 de abril, foi de grande significação. A ela estiveram presentes, além de acadêmicos, o Secretário Estadual da Cultura, Prof. Auto Filho, o Presidente do SINEPE-CE, Prof. Airton de Almeida Oliveira, a Profa. Norma Soares, integrante do Conselho Estadual de Educação e vários diretores de estabelecimentos de ensino, cumprindo destacar os professores Ednilo Soarez, 7 de Setembro; Tales de Sá Cavalcante, Farias Brito; Graça Bringel, Colégio Dáulia Bringel; Fátima Lemos, Colégio Maria Ester I; Luiz Pereira Lemos - Diretor do Colégio Maria Estér II. Além de representantes dos colégios Irmã Maria Montenegro, Adventista de Fortaleza, Máximus, 21 de Abril e Medalha Milagrosa. Nela foram tratados dois assuntos: a idéia da presidência de fomentar a criação de academias de letras estudantis - Acadeletras de escolas de segundo grau, com a participação da SECULT e do SINEPE-CE; b) a realização pela Academia Fortalezense de Letras, com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob o patrocínio cultural do Shopping Benfica do evento cultural Viajando nos Livros no Shopping Benfica que teve a duração de uma semana, recebeu milhares de visitantes, entre os dias 13 e 19 de abril, com uma extensa programação, totalmente cumprida. Os teores específicos de cada um desses atos serão apresentados em notícias independentes.
A presidência reitera o pedido feito a cada um e a todos para que compareçam e participem objetivamente das discussões dos temas de cada reunião. A AFL está procurando, de forma clara, ser, cada vez mais, uma referência cultural e literária no cenário fortalezense e isso só poderá acontecer com a participação de todos. A vida acadêmica pode ser um aprendizado instigante, é importante nos importarmos com ela: comparecendo e produzindo.

João Soares Neto
Presidente

ACADEMIA DE LETRAS ESTUDANTIS - ACADELETRAS

Este é o inteiro teor do Termo de Compromisso firmado entre a Fortalezense, a SECULT e o SINEPE/CE.

TERMO DE COMPROMISSO

Aos 18h30min do dia 15 deste mês de abril de 2009, na sede da Academia Fortalezense de Letras, Rua do Rosário no. 1, Palácio da Luz, Fortaleza, Ceará, compareceram o acadêmico João Soares Neto, presidente da referida academia, o Secretário da Cultura do Estado do Ceará – SECULT, professor Francisco Auto Filho, e o Presidente do SINEPE-CE, prof. Airton de Almeida Oliveira para, em nome das respectivas entidades, firmarem o presente Termo de Compromisso com o objetivo de incentivar, neste ano corrente, a criação de academias de letras estudantis, no âmbito dos estabelecimentos de ensino de nível médio, na cidade de Fortaleza. Essa missão, ora assumida em forma tripartite e solidária, parte da idéia de que é fundamental para os jovens estudantes a leitura crítica e a discussão de autores clássicos e contemporâneos, bem como a sua inserção nas atividades culturais e sociais da cidade. As atribuições e responsabilidades das entidades que firmam o presente Termo de Compromisso serão especificadas em documento, que desde já passa a integrar este Termo. E, por estarem assim justos e acertados, firmam o presente instrumento em três vias de igual teor e forma, para um só fim.

João Soares Neto – Presidente da Academia Fortalezense de Letras; Francisco Auto Filho – Secretário da Cultura do Estado do Ceará; Airton de Almeida Oliveira – Presidente do SINEPE-CE.

EVENTO CULTURAL
Viajando nos Livros

Na semana promovida pela Fortalezense em Comemoração ao Dia do Livro que aconteceu no Shopping Benfica, participaram das ações culturais e artísticas, os colégios Farias Brito, Dáulia Bringel, Agnus, Maria Ester, Juvenal de Carvalho, Espaço Vida, Tiradentes e Nossa Senhora das Graças. A Academia de Letras do Colégio Maria Ester esteve presente mostrando seu trabalho como exemplo para os demais. No espaço destinado à leitura os parceiros foram a Barsa Planeta, Editora Paulus e Livraria Livro Técnico. Com parte da programação, tivemos diversas palestras e oficinas.
Destacamos grande público na “A origem e evolução do livro – Do pergaminho ao computador” com o acadêmico José Augusto Bezerra, presidente da Associação Brasileira de Bibliófilos e do Instituto do Ceará e também na palestra sobre a obra “Cordéis e Outros Poemas de Patativa do Assaré” (Obra escolhida para o vestibular deste ano) com Roderic professor do Colégio Juvenal de Carvalho.
Nas oficinas, destacamos: prática de desenho e produção de revistas de histórias em quadrinhos com o Núcleo ARTZ e a “A escrita e a leitura por meio do Sistema Braile”. Nos Cinemas Benfica foram exibidos filmes de arte (O Pequeno Príncipe, O Clube de Leitura de Jane Austen, Lá vem a História com Bia Bedran, Balzac e a costureirinha chinesa, Alice no país das Maravilhas e Encontrando Forrester) gratuitos com uma boa presença de público.
Aconteceu também, a apresentação do Coral do Projeto Eduque Bem – Artes, projeto sócio-cultural do Shopping Benfica que financia o estudo de crianças e jovens carentes no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno.

DEPOIMENTOS SOBRE O EVENTO CULTURAL Viajando nos Livros

Viagem das palavras – Acad. Barros Pinho

Sempre viajo pelo rio Parnaíba para melhor tanger a solidão. Agora, entro no projeto "Viajando nos Livros" da Academia Fortalezense de Letras, realizado no Shopping Benfica, onde encontro expressiva linguagem literária, acompanhada da estética mais limpa da literatura e das artes plásticas do Ceará. Nessa viagem, descubro também que João Soares Neto, após tanto tempo de convivência, convivência esta vinda do movimento estudantil – geração de 1964 –, e até hoje no campo das idéias, sabe cultivar com inteligência e sensibilidade negócios alinhados a frutífera semente cultural. E é na colheita da cultura que o empresário–escritor arranja ânimo e esperança para sua venturosa oração do cotidiano, tornando-se um mestre da vida e lúcido senhor do tempo. Tempo de plantar palavras.
Acad. Lúcio Alcântara
Shopping centers são templos de consumo onde se pode adquirir produtos a salvo da violência de nossas ruas. Quanto à cultura, hospedam, quando muito, uma livraria. Desconsideram o espaço privilegiado e a grande afluência de pessoas como ambiente propício à difusão cultural. Por isso, faz bem saber que o Shopping Benfica, promove com frequência eventos culturais que ensejam alternativa de lazer, associada à instrução, para seus frequentadores. Exemplo disso foi à realização da semana Viajando nos Livros, promovida pela Academia Fortalezense de Letras, a propósito da comemoração do Dia do Livro, ocasião em que diversas atividades foram executadas com o objetivo principal de despertar e fortalecer nos jovens o interesse pela leitura. A elevada participação do público nos eventos atestou o êxito da iniciativa.
Acad. Pedro Henrique Saraiva Leão

Não me causou surpresa mais esta iniciativa sócio-cultural da Academia Fortalezense de Letras, que tem a frente o meu primo e amigo, o singular, multifacetário João Soares Neto. Contudo surpreendeu-me, sobremaneira, a amplitude da sua última “Viajando nos Livros”. Nessa, ele demonstrou que a literatura é um bem de consumo e o Livro uma proteína essencial a todos nós.


NOTÍCIAS

1 - A Academia Fortalezense de Letras, nas pessoas do presidente João Soares e do ex-presidente, Ednilo Soárez, se fez presente na noite do dia 28 de abril à Assembléia do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará. Na oportunidade, João Soares apresentou a dezenas de dirigentes de colégio a completa idéia sobre a importância da criação das academias de letras de estudantes, inclusive distribuindo modelos do selo, cartaz para escolas, medalha, comenda em homenagem aos colégios, certificado para o colégio, certificado para o aluno e estatuto para os acadêmicos e de reconhecimento para os colégios que participarem dessa tarefa. Ednilo Soarez enfatizou as demarches do Colégio 7 de Setembro na criação de sua academia. O Presidente Airton de Almeida Oliveira, a profa. Fátima Lemos e o Diretor do IBEU, Luiz Campos, louvaram o ineditismo e se comprometeram a ser multiplicadores da idéia.

2 - Os acadêmicos José Augusto Bezerra, como palestrante (“A origem e evolução do livro – Do pergaminho ao computador”) e expositor (Livros Raros), Lúcio Alcântara como expositor (Marcadores de Livros) e Beatriz Alcântara como sua curadora, compareceram à semana Viajando nos Livros no Shopping Benfica, quando interagiram com centenas de estudantes presentes aos múltiplos eventos. Os acadêmicos Juarez Leitão, Barros Pinho, Lima Freitas e Pedro Henrique Saraiva Leão, também presentes, ficaram, palavras deles, encantados com o que viram.

3 - Newton Freitas recebeu, na sua Oboé, o escritor Affonso Romano de Sant’Anna para falar sobre Cultura e Arte e, especialmente, lançar o seu livro “O Enigma Vazio, impasses da arte e da Crítica”, seguido de debates. Estiveram presentes, além do vice-presidente da AFL, Newton Freitas, João Soares e Eduardo Fontes.

4 - O Secretário da Cultura, Auto Filho, convidou a AFL para a sessão de posse dos membros do novo Conselho Estadual de Cultura, na manhã do dia 28 de abril. João Soares falou na oportunidade da parceira com a Secult e reforçou para os presentes a importância da formação de jovens leitores e intelectuais.

5 - Boa Notícia - repercutem nos meios jornalístico e cultural as ações da Agência da Boa Notícia, dirigida pelo prof. Souto Paulino

6 - O querido Cláudio Pereira está hospitalizado no Hospital Monte Klinikum recuperando-se de cirurgias traumatológicas realizadas pelo médico Eládio Vasconcelos. A AFL se fez presente na pessoa de João Soares. Cláudio pode receber visitas.


ACTA LITERÁRIA

Este ano o tema sugerido para artigos, ensaios, crônicas, cantos e poemas para edição da Acta Literária é “Fortaleza”. Os acadêmicos poderão entregar suas produções na Secretaria da AFL, a partir de junho.


PRESTAÇÃO DE CONTAS
Competência 04/2009

Saldo anterior

11.546,23

Receitas
570,00

Despesas (pessoal, administrativas e financeiras)

(439,70)
Saldo do mês
130,30


Saldo atual
11.676,53

Roberto Gaspar – Tesoureiro
Júlia Pitombeira – Contadora


SOBRE REUNIÕES


1. Lembramos que a reunião de maio acontecerá quarta-feira próxima, dia 20 de maio, às 18:30 horas, na sede da Fortalezense. A Acad. Fernanda Quinderé falará sobre o centenário de Nadir Papi Saboya.

2. Em junho, a reunião mensal da AFL, acontecerá no dia 17 de junho (quarta-feira) às 18:30 horas, na sede da Fortalezense.

Contamos com a presença de todos.


ANIVERSARIANTES DO MÊS


MAIO
Dia
Membro AFL
15
Newton Freitas

17
Batista Lima

25
Barros Pinho (acadêmico de honra)

JUNHO
Dia
Membro AFL
01
José Augusto Bezerra

20
Elmo Vasconcelos


PENSAMENTO


“Não o que o homem é, apenas o que ele faz é o patrimônio que não perderá jamais".
F. Hebbel, poeta e dramaturgo alemão

BOLETIM ABRIL/2009

ACADEMIA FORTALEZENSE DE LETRAS
Palácio da Luz - Rua do Rosário, 01 – Fortaleza-Ce

Boletim mensal eletrônico – Gestão 04/06
Abril de 2009

PALAVRA DO PRESIDENTE

Neste mês de abril comemoramos o Dia Internacional do Livro (02/04) e Dia Nacional do Livro (18/04). Desde março temos mantido contatos com o Secretário Auto Filho, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, para uma ação conjunta da Fortalezense e da Secult. Ele aprovou a idéia que sugerimos: fomentar a criação de academias de letras estudantis, sob a nossa orientação e apoio. Para isso, fizemos muitas reuniões de trabalho, e continuaremos a fazer, inclusive com assessores.

Em seguida, entramos em contato com vários diretores de colégios que aderiram ao nosso objetivo: incrementar nos jovens o gosto pela leitura e entender a razão de ser e o funcionamento de uma academia de letras.

Na próxima quarta, dia 15, às 18.30 horas, em nossa reunião aqui no Palácio da Luz, estarão presente o Secretário Auto Filho e o Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Ceará, Prof. Airton de Almeida Oliveira, além de outros convidados. Nessa reunião, serão mostrados a todos os nossos planos de trabalho que, na verdade, se iniciam no dia 13 (veja a programação neste boletim) no Shopping Benfica (que cobrirá os custos financeiros com os seus próprios recursos, pois não utiliza incentivos fiscais).

A presença de todos e de cada um é importante na reunião de quarta-feira, 15, para o êxito da nossa Missão que já teve várias adesões, destacando-se, entre outras, as dos colégios 7 de Setembro, Farias Brito, Dáulia Bringel e Maria Ester. O colega Ednilo Soárez está a par de tudo e aderiu, com alegria, pelo colégio que sua família dirige.

Contamos com sua presença. Até lá.
Visitem também a Semana do Livro, de 13 a 19/04, no Shopping Benfica – Av. Carapinima, 2.200 – Benfica. Promoção da AFL – SECULT.

João Soares Neto
Presidente

ARTIGO
MACHADO JÁ DIZIA

Estou passando dois anos como presidente de uma academia de letras. A festa de posse foi bonita. Discursos feitos, inclusive promessas. Depois, vem a realidade nua e crua do dia-a-dia. A academia tem despesas a pagar, sessões a cumprir, revistas e livros a publicar, realizar concursos literários oferecendo prêmios, mas falta dinheiro, a vil moeda que não freqüenta as arcas da maioria das academias. A primeira idéia é procurar Mecenas. Alguém que tem dinheiro e pode dar um pouco do que lhe sobra. Hoje, o dinheiro escasseia. Os tempos, parcos. E os verdadeiros Mecenas, raros. Outra idéia é procurar as leis de incentivo cultural, quer no Município, Estado ou União. Aí entram um cipoal de certidões, documentos, reuniões, estudos, projetos, contador a fazer balanço e demonstrações financeiras. O que era letra vira número. Os projetos demoram a ser feitos, analisados burocraticamente, os agentes públicos que os liberam tem cargos de confiança e, vez por outra, são mudados. Aí tudo recomeça. Por outro lado, como acadêmicos são vitalícios e imortais, alguns não se sentem motivados a comparecer às sessões. Cada reunião é precedida de correspondência, e-mails e telefonemas. Mesmo assim, o comparecimento é baixo. É há imprevistos como afazeres, doenças, viagens, e há a falta de segurança pública à noite no centro da cidade. O que é verdade. Soube que Machado de Assis, fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, agradecia quando a presença atingia a dois dígitos. Como se sabe, dois dígitos se conta a partir do numeral 10. É preciso esclarecer que as academias seguem o modelo da Academia Francesa e tem 40 membros. Ora, se dez comparecem, só 25% da sua força vital está presente. Mesmo assim, é um feito. Este relato é para mostrar aos leitores, à sociedade e às autoridades públicas que as academias precisam ser vistas não como uma reunião de pessoas excêntricas que adoram ler livros, falar, escrever em prosa e versos e, na sua maioria, tem cãs. As academias, apesar de todos esses problemas, são fontes geradoras de saber continuado e sem elas o mundo ficaria mais pobre, pois amar a leitura e a cultura é fugir de uma cegueira existencial.

João Soares Neto
(Artigo publicado no Jornal Diário do Nordeste, 05 de abril de 2009)


SEMANA DO LIVRO

Academia Fortalezense de Letras e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
Apoio institucional: SHOPPING BENFICA

Espaço Cultural Viajando nos Livros no Shopping Benfica
Local: 2º piso - Shopping Benfica

PROGRAMAÇÃO

Exposição da Coleção de marca-texto do acadêmico Lúcio Alcântara
De 13 a 17/04
Hora: 10 às 22h

Exposição de Revistas Antigas - Acervo: Silvyo Amarante
De 13 a 17/04
Hora: 10 às 22h
Self service de livros – Só você pegar e ler
Espaço com livros das editoras e distribuidoras:
Barsa Planeta
Editora Demócrito Rocha
Editora FTD
Livraria Livro Técnico
De 13 a 19/04
Hora: 10 às 22h

Biblioteca Volante (ônibus) - SECULT
De 13 a 17/04
Hora: 10 às 18h

Leitura livre, oficina de produção de textos e oficina de origami - SESC
De 13 a 17/04
Hora: 14 às 18h

Oficina e exposição de encadernação de livros – Centro de Humanidades da UECE
De 13 a 17/04
Hora: 14 às 17h

Oficina de TROVADORISMO
Tema: Cantigas Medievais Ontem e Hoje: A presença do Trovadorismo na música popular brasileira contemporânea
Ministrantes: Cacau Ramos (Letras – UECE) e Venicius Gomes (Música – UECE)
Dias: 15, 16 e 17/04
Hora: 19 às 21h
Duração da oficina: 6 horas/aula
Inscrições gratuitas

Exposição de livros raros - SECULT
Dias 16 e 17/04
Hora: 14 às 18h

Palestra “O papel da família na formação de leitores” com Tâmara Bezerra
Dia: 18/04 – sábado
Hora: 10h
Inscrições gratuitas


ATIVIDADES CULTURAIS
Oficina “Reciclando e brincando com a Emília no Shopping Benfica”
Dia 15/04 - quarta-feira
Hora: 14 às 16h

Cine-clube SECULT - Filme “O Pequeno Príncipe”
Dia 15/04 - quarta-feira
Hora: 14h

Cine- clube SECULT – Filme “O Clube de Leitura de Jane Wasten”
Dia: 15/04 - quarta-feira
Hora: 16h

Oficina prática de desenho e produção de revistas de histórias em quadrinhos – Núcleo ARTZ
Dia: 16/04 - quinta-feira
Hora: 14 às 18h

Cine-clube SECULT – Filme “Lá vem a História- com Bia Bedran”
Dia: 16/04 - quinta-feira
Hora: 14h

Cine-clube SECULT – Documentário “Caminhos e Parcerias (Inclusão Social) Leia Brasil – TV Cultura”
Dia: 16/04 - quinta-feira
Hora: 16h

Oficina “A escrita e a leitura por meio do Sistema Braile”
Dia: 17/04 - sexta-feira
Hora: 14 às 15:30h

Cine-clube SECULT – Filme: “Alice no país das Maravilhas”
Dia: 17/04 - sexta-feira
Hora: 14h

Cine-clube SECULT – Filme “Encontrando Forrester”
Dia: 17/04 - sexta-feira
Hora: 16h

Programação sujeita a modificações.

OUTRAS ATIVIDADES CULTURAIS
- COLÉGIOS e EDITORAS –

Dia: 13/04 - segunda-feira

Colégio 21 de abril
· Oficina “Trabalhando com sucata”
Dia: 13/04 - segunda-feira
Hora: 15 às 19h

Barsa Planeta
· Contação de História
Dia: 13/04 - segunda-feira
Hora: 16h

Colégio Farias Brito
· Contação de Histórias “Bom dia todas as cores”
Dia: 13/04 - segunda-feira
Hora: 18h

Colégio Farias Brito
· Contação de Histórias “O livro comestível”
· Oficina “Dedoche dos personagens do sítio” e “Balões”
Dia: 13/04 - segunda-feira
Hora: 19h

Colégio Dáulia Bringel
· Contação de Histórias
Dia: 13/04 - segunda-feira
Hora: 19 às 20h

Dia 14/04 - terça-feira

Colégio 21 de abril
· Oficina “A música”
Dia: 14/04 - terça-feira
Hora: 14h

Colégio Dáulia Bringel
· Sarau de poesias – Ensino Fundamental I
Dia: 14/04 - terça-feira
Hora: 17 às 18h

Colégio Farias Brito
· Contação de Histórias “O sapato que miava”
· Oficina “Pintura de Rosto”
Dia: 14/04 - terça-feira
Hora: 18:00 e 19:00h

Barsa Planeta
· Contação de História
Dia: 14/04 - terça-feira
Hora: 19h

Dia 15/04 - quarta-feira

Colégio 21 de abril
· Oficina de balões
Dia: 15/04 - quarta-feira
Hora: 14h

Colégio Dáulia Bringel
· Sarau de poesias – Ensino Médio
Dia: 15/04 - quarta-feira
Hora: 15 às 16h

Colégio Agnus
· Contação de Histórias com músicas e fantoches – Temas: O gato xadrez, O pato pateta, A tartaruga e A casa.
· Oficina de dobradura com os personagens da contação
Dia: 15/04 - quarta-feira
Hora: 16 às 19h

Colégio Agnus
· Exposição de livros de pano
· Oficina de panos (página de livro de pano)
Dia: 15/04 - quarta-feira
Hora: 16 às 19h

Colégio Farias Brito
· Contação de Histórias “Romeu e Julieta”
· Oficina “Marcadores de livro” e “Balões”
Dia: 15/04 - quarta-feira
Hora: 18:00 e 19:00h

Barsa Planeta
· Contação de História
Dia: 15/04 - quarta-feira
Hora: 19h

Dia 16/04 - quinta-feira

Colégio 21 de abril
· Teatro de fantoches
Dia: 16/04 - quinta-feira
Hora: 14h

Colégio Dáulia Bringel
· Sarau de poesias – Ensino Fundamental II
Dia: 16/04 - quinta-feira
Hora: 15 às 16h

Colégio Agnus
· Exposição de livros criados pelas crianças
Dia: 16/04 - quinta-feira
Hora: 16 às 19h

Colégio Farias Brito
· Contação de Histórias “A pílula falante”
· Oficina “Marcadores de livro” e “Balões”
Dia: 16/04 - quinta-feira
Hora: 18:00 e 19:00h

Dia 17/04 - sexta-feira

Colégio Juvenal de Carvalho
· Contação de Histórias
Dia: 17/04 - sexta-feira
Hora: 14h

Colégio Juvenal de Carvalho
· Orientação de bibliotecário – Como organizar uma biblioteca e o cuidado com os livros
Dia: 17/04 - sexta-feira
Hora: 14:30h

Colégio 21 de abril
· Apresentação Projeto Poesia Emcantos
Dia: 17/04 - sexta-feira
Hora: 15h

Colégio Juvenal de Carvalho
· Palestra sobre a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual do jovem
Dia: 17/04 - sexta-feira
Hora: 15h

Colégio Juvenal de Carvalho
· Sarau literário – A importância da leitura para formação das competências comunicativas dos jovens e estimular novos talentos
Dia: 17/04 - sexta-feira
Hora: 15:30 às 16:30h

Colégio Agnus
· Exposição de Mangás e Animes
Dia: 17/04 - sexta-feira
Hora: 16 às 19h

Colégio Agnus
· Apresentação de dança com as crianças caracterizadas com os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo
Dia: 17/04 - sexta-feira
Hora: 16:30h

Colégio Agnus
· Releitura das obras “Sítio do Pica-pau Amarelo” e “Casamento da Emília” de Monteiro Lobato através da confecção de um papel interativo
· Roda de leitura da obra “As reinações de Narizinho” de Monteiro Lobato
Dia: 17/04 - sexta-feira
Hora: 16 às 19h

Escola Espaço Vida
· Contação de Histórias
· Roda de conversa sobre as histórias contadas
· História Interativa – Era uma vez...
Dia: 17/04 - sexta-feira
Hora: 16 às 18h

Colégio Juvenal de Carvalho
· Palestra sobre a obra “Cordéis e Outros Poemas de Patativa do Assaré”.
Obs.: Obra escolhida para o vestibular da UFC deste ano
Dia: 17/04 - sexta-feira
Hora: 17 às 17:30h

Colégio Juvenal de Carvalho
· Apresentação do Coral do Colégio Juvenal de Carvalho
Dia: 17/04 - sexta-feira
Hora: 17:30h

Colégio Agnus
· Hoje é Dia de Monteiro Lobato - Dramatização sobre as obras do autor
“A cigarra e a formiga”
Dia: 17/04 - sexta-feira
Hora: 17:30h
Colégio Tiradentes
· Apresentação Musical “Prazer de Ler” sobre a importância da leitura
Dia: 17/04 - sexta-feira
Hora: 18:00h

Barsa Planeta
· Contação de História
Dia: 17/04 - sexta-feira
Hora: 18h

Colégio 21 de abril
· Trabalhando a poesia
Dia: 17/04 - sexta-feira
Hora: 18h

Colégio Farias Brito
· Contação de Histórias “Mil pássaros pelo céu”
· Oficina “Dobradura” e “Balões”
Dia: 17/04 - sexta-feira
Hora: 18:00 e 19:00h

Colégio Agnus
· Hoje é Dia de Monteiro Lobato -Dramatização sobre as obras do autor
“O gato vaidoso”
Dia: 17/04 - sexta-feira
Hora: 18:15h

Colégio Agnus
· Hoje é Dia de Monteiro Lobato - Dramatização sobre as obras do autor
“O cão e a lebre”
Dia: 17/04 - sexta-feira
Hora: 18:45h

Colégio Dáulia Bringel
· Teatro Infantil e Juvenil
Dia: 17/04 - sexta-feira
Hora: 19 às 20:30h

Dia 18/04 – sábado

Colégio Nossa Senhora das Graças
Atividades de leitura – Jogos e contação de história
“Caça ao tesouro” envolvendo livros e leitura
Dia: 18/04 – sábado
Hora: 14 às 18h

Colégio Dáulia Bringel
Contação de Histórias
Dia: 18/04 – sábado
Hora: 15h

Escola Espaço Vida
Dramatização de Chapeuzinho Vermelho no mundo digital – Adaptação do conto dos irmãos Grimm Chapeuzinho Vermelho
Apresentação do Coral das crianças da Escola Espaço Vida – Regente: Lili Sousa
Ciranda com as personagens da história
Dia: 18/04 – sábado
Hora: 16 às 18h

Colégio Farias Brito
Contação de Histórias “O reizinho mandão”
Oficina “Fantoche” e “Pintura de rosto”
Dia: 18/04 – sábado
Hora: 17h

Barsa Planeta
Contação de História
Dia: 18/04 – sábado
Hora: 18h

Colégio Farias Brito
Contação de Histórias “Ilíada”
Oficina “Fantoche” e “Pintura de Rosto”
Dia: 18/04 – sábado
Hora: 18h

Colégio Farias Brito
Contação de Histórias “Histórias da tia Nastácia” com Kildary Pinho do Grupo Abre Alas
Oficina “Dedoche da turma do Sítio do Picapau Amarelo”
Dia: 18/04 – sábado
Hora: 19h

Colégio 21 de abril
Contação de histórias
Apresentação Musical “Emília em uma caixa de costura”
Dia: 18/04 – sábado
Hora: 19h

Colégio Dáulia Bringel
Recital de poesias
Dia: 18/04 – sábado
Hora: 19 às 20h

Dia 19/04 – domingo

Colégio Dáulia Bringel
Contação de Histórias
Dia: 19/04 – domingo
Hora: 16h

Colégio Farias Brito
Contação de Histórias “A primavera da lagarta”
Oficina “Balões” e “Pintura de Rosto”
Dia: 19/04 – domingo
Hora: 17h

Colégio Farias Brito
Contação de Histórias “Nosso amigo o ventinho”
Oficina “Pintura de rosto”
Dia: 19/04 – domingo
Hora: 18h

Colégio Dáulia Bringel
Teatro Infantil
Hora: 19h

Programação sujeita a modificações.

NOTÍCIAS

- João Soares Neto proferiu palestra na Academia Feminina de Letras sobre o tema Mulher, Hoje.

- O colega José Augusto Bezerra foi reeleito presidente do Instituto do Ceará. A AFL teve a maior representação na solenidade: Murilo Martins, Ednilo Soárez, Regina Fiúza, Vicente Alencar, Roberto Gaspar, Constança Távora e João Soares Neto.

- O colega Ednilo Soárez falou sobre Rodolfo Teófilo em reunião quinzenal do Instituto do Ceará.

SOBRE REUNIÕES

1. Lembramos que, a reunião de abril, acontecerá, quarta-feira próxima, dia 15 de abril, às 18:30 horas, na sede da Fortalezense.

2. Em maio, a reunião mensal da AFL, acontecerá no dia 20 de maio (quarta-feira) às 18:30 horas, na sede da Fortalezense.

Contamos com a presença de todos.


PENSAMENTO

“A superstição é a poesia da vida (Der aberglaube ist die poesie des lebens)” Goethe


BOLETIM MARÇO/2009

ACADEMIA FORTALEZENSE DE LETRAS
Palácio da Luz - Rua do Rosário, 01 – Fortaleza-Ce

Boletim mensal eletrônico – Gestão 05/05
Março de 2009

PALAVRA DO PRESIDENTE

No dia 02 de março ficamos entristecidos com a morte do nosso Sócio-Honorário, o poeta Costa Matos. A reunião desta quarta-feira, 18, será em homenagem a ele. Todos os da Fortalezense devem estar presentes. A propósito,

O QUE É POESIA?

Escrevo para lembrar que 14 de março foi o Dia Nacional da Poesia, criado em homenagem ao poeta Antônio Frederico de Castro Alves, nascido nesse dia, em 1847, e morto aos 24 anos. Era o poeta da abolição ou dos escravos, por sua indignação contra o comércio de pessoas negras que, no Século XIX, enriqueceu muitas famílias aqui no Brasil. Não sei bem o que é poesia. Como dizia o escritor russo, P.G. Antokolski, “a poesia não responde, questiona”. Acredito, portanto, que possa fazer esforço para tentar (in) defini-la. Tem gente que pensa poesia como receita de bolo. Bastaria juntar capacidade de escrever em uma linguagem diferenciada, saber expressar emoção, ritmo e rimar com cadência, métrica, e ter-se-ia um poeta. Poesia, entretanto, é mais que isso. A tessitura de um poema passa por fios estéticos, usando-se ou não recursos formais de estilo. Poesia passa pela transfiguração da essência das palavras, mas não é só isso. Madame de Stael, escritora francesa do século XVIII, dizia que poesia “é a linguagem natural de todos os cultos”. Essa é uma definição elitista e simplista. Talvez a do poeta americano, do século passado, T.S. Eliot, seja mais abrangente “A poesia não é um modo de liberar a emoção, mas uma fuga da emoção; não é uma expressão da própria personalidade, mas uma fuga da personalidade”. Assim é que não seriam, necessariamente, poetas, mesmo que em versos metrificados e com metáforas, os que tratam de suas próprias vidas, da morte, do devaneio, do isolamento, os tidos como poetas existenciais. Tampouco seriam poetas, de pronto, os apenas românticos, os que falam de suas emoções; e os que se preocupam com o mundo, tidos como poetas sociais, a evocar questões igualitárias e políticas. Não sei, sério. Deixo, com vocês, dois textos, sem o nome do autor: “Aceitar o barco do sonho, pisar o chão da ilusão, sem esquecer a aurora, sem domar a gula, transgredindo, esperançando, devorando, roendo, voando, solo ou não”. Poesia? Segundo texto: “Entre alças, calças pés nus e a água corre, irrigando o chão, marcando o passo, em descompasso, pétreo, vítreo e a réstia vista assombra a luz, seca a água e os passos usurpam.” Seria poesia? Decida você, sem esquecer que as regras, quase sempre, destroem a arte. E poesia é arte. E, como cita Ferreira Gullar, a arte existe porque só a vida não basta.
(a todos os poetas, especialmente a Costa Matos, em verso eterno).

Cordialmente,

João Soares Neto
Presidente

Artigo publicado no Jornal O Estado, em 13/03/2009

O QUE FALAMOS E FIZEMOS

Ata da Reunião da Academia Fortalezense de Letras realizada em Novembro/2008

Aos dezoito (18) dias do mês de novembro de 2008, pela primeira vez, a reunião mensal da Academia Fortalezense de Letras realizou-se no Centro de Convenções, em plena VIII Bienal Internacional do Livro, no Espaço Natércia Campos, por iniciativa de seu Presidente, João Soares Neto. Naquela oportunidade, às 17 horas, foi lançado o livro de poesias da acadêmica Rita de Cássia Araújo, sob título Por Trás das Gavetas.
O Presidente, ao abrir a sessão, em espaço público, falou do pioneirismo da iniciativa, ao mesmo instante em que cobrou dos membros da Diretoria as sugestões que pudessem oferecer para maior dinamismo das atividades desta Academia. Usou também da palavra à acadêmica Regina Fiúza, enaltecendo o êxito da iniciativa e parabenizando a autora do livro.
Presentes, dentre outros, os acadêmicos Giselda Medeiros, Regine Limaverde – a que coube a apresentação do livro e da autora; Cláudio Pereira, Cybele Pontes – Presidente da Sociedade Amigas do Livro; Zenaide Marçal – Presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB); os acadêmicos Beatriz Alcântara, Roberto Gaspar, Elmo Vasconcelos, José Augusto Bezerra; Noemi de Paula Freire, Glícia Borges, Margarida Magalhães, Révia Herculano (vencedora do Prêmio Osmundo Pontes de Literatura – 2008), Eunice Benevides, Núbia Nogueira e Marlene Studart – sócias da Sociedade Amigas do Livro (SAL); Narcélio Limaverde, o acadêmico F. S. Nascimento e grande quantidade de visitantes, da feira, que assistiram ao lançamento da obra de Rita de Cássia, que, ao final, fez uso da palavra, sendo de assinalar que os acadêmicos Dimas Macedo e F.S. Nascimento também externaram seus votos de parabéns, congratulando-se com a autora e esta Academia pela iniciativa da reunião e do lançamento do livro. Há de se destacar a presença também muito honrosa do acadêmico Ednilo Soárez, autor de obra recente e bem acolhida sobre o grande escritor Ramalho Ortigão e da acadêmica e jornalista Leda Maria.

Eduardo Fontes – 1º Secretário.

Ata da Reunião de Confraternização Natalina da Academia Fortalezense de Letras

Aos quinze (15) dias do mês de dezembro de 2008, a Academia Fortalezense de Letras (AFL) promoveu a sua já agora tradicional confraternização natalina, que teve lugar às 20horas nos salões do La Bohéme.
Fizeram-se presentes ao ágape, os acadêmicos João Soares Neto, como Presidente; Matusahila Santiago, Lêda Maria, Cláudio Pereira, Ednilo Soárez e esposa; Lúcia Lustosa e esposo; Regina Fiúza, a quem coube as honras do cerimonial, a qual se fazia acompanhar de Eduardo Fiúza; Lúcio Alcântara e Beatriz; Rita de Cássia e Nearco; Fernanda Quinderé, Roberto Gaspar e Mirian; José Augusto Bezerra e Bernadete; Constança Távora, Giselda Medeiros, Murilo Martins e Inês; Vicente Alencar, Suzana Ribeiro, Cybele Pontes, Antônio Colaço, Newton Freitas, Ubiratan Aguiar, Gerard Boris, e a convidada especial Des. Iracema Vale e a escritora Revia Herculano. Registre-se a tempo que os acadêmicos Ednilo Soárez e Newton Freitas se fizeram acompanhar das respectivas esposas. O subscritor desta, na condição de 1º Secretário, estava acompanhado de sua esposa, Marineide Alencar.
O Presidente João Soares disse de sua satisfação em estar promovendo aquele encontro natalino, congratulando-se com os acadêmicos presentes e as pessoas convidadas, ao mesmo instante em que reiterava os propósitos de levar a Academia Fortalezense de Letras a cumprir o papel que lhe está destinado na promoção das letras e da cultura cearense.
Também fez uso da palavra o colega Ubiratan Aguiar, o qual estendeu seus votos de felicitações aos presentes e seu compromisso com as coisas pertinentes à cultura e ao espírito.
Enquanto transcorriam estas manifestações, os presentes degustavam preciosos vinhos e finas iguarias, seguindo-se o jantar festivo.
Na ocasião foi lançada a Acta Literária 2008 – uma antologia da Academia Fortalezense de Letras patrocinada pelo Tribunal de Justiça do Ceará. A apresentação foi feita pelo Desembargador Fernando Ximenes, Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, presente à reunião.
O subscrito desta, quase ao final da reunião apresentou um poema natalino, de sua autoria, tendo sido seqüenciado pelo jornalista Vicente Alencar, que leu trabalho de autoria do Presidente João Soares Neto, sobre o mesmo tema.

Eduardo Fontes – 1º Secretário

Janeiro – férias
Ata da 1ª Reunião de 2009 da Academia Fortalezense de Letras em Fevereiro/2009

Aos vinte e seis (26) dias do mês de fevereiro de 2009, à Rua do Rosário, 01, às 18 horas e 30 minutos, reuniu-se a Academia Fortalezense de Letras, abrindo o primeiro encontro do ano, com a palestra do convidado especial – Luís Geraldo de Miranda Leão, o conhecido cinéfilo LG, que brindou a todos com interessante sobre cinema, a sua história, o seu significado e o seu desenvolvimento até os dias presentes.
O Presidente do sodalício, João Soares Neto fez a apresentação do convidado, ressaltando-lhe os méritos de professor, funcionário aposentado do BNB e, como já referido, um dos maiores conhecedores da 7ª arte entre nós.
Presentes a conferência, os ex-presidentes e membros da Arcádia, Cybele Pontes e Cid Carvalho, além dos diretores Roberto Gaspar, Eduardo Fontes, Lima Freitas, Ministro Ubiratan Aguiar, Rita de Cássia, Suzana Ribeiro, Vicente Alencar, Constança Távora, Fernanda Quinderé, Aila Ribeiro, Vicente Alencar, Constança Távora, e dos ilustres convidados Hélio Leitão, Presidente OAB, secção Ceará, que se fazia acompanhar da Dra. Rossana Brasil; do ex-Secretário de Cultura, Dr. Augusto Pontes; da Dra. Mônica Barroso e da jornalista Fátima Mesquita, Secretária de Cultura do Município; do Dr. Mantovanni Colares e Ivan Ary. Há de se registrar também as presenças dos diretores Newton Freitas, Cláudio Pereira, da jornalista Leda Maria e do Dr. João Dummar, dentre outros que formaram o seleto auditório.
No fim da palestra, o conferencista ficou à disposição dos presentes, para perguntas, tendo prontamente respondido às indagações que foram feitas por João Soares Neto, Leda Maria, Cid Carvalho, Eduardo Fontes e Mônica Barroso. O Presidente da Academia, após agradecer ao palestrante, fez-lhe entrega de um conjunto de DVD’s com filmes escolhidos.
O 1º Secretário, que esta subscreve, sugeriu ao Presidente que a próxima reunião da Academia homenageasse o Dia Nacional da Poesia, a transcorrer no próximo 18 de Março – idéia que foi de pronto aceita, tendo em vista o propósito do Presidente de aproximar a Academia Fortalezense de Letras do povo, citando o exemplo do Ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vilaça, que assim o fez, no decorrer de sua gestão.

Eduardo Fontes – 1º Secretário.

BALANCETE
Fevereiro/2009

Saldo anterior
10.631,54


Receitas
1.380,00

Despesas (pessoal, administrativas e financeiras)

(447,14)
Saldo do mês
932,86


Saldo atual
11.564,40

Roberto Gaspar – Tesoureiro
Júlia Pitombeira – Contadora


SOBRE REUNIÕES

1. Lembramos que, a reunião de março, acontecerá, nesta quarta-feira, dia 18 de março, às 18:30 horas, na sede da Fortalezense.

2. Em abril, a reunião mensal da AFL, acontecerá no dia 15 de abril (quarta-feira) às 18:30 horas, na sede da Fortalezense.

Contamos com a presença de todos.


INSTITUTO DO CEARÁ

O nosso colega José Augusto Bezerra foi reeleito para a presidência do Instituto do Ceará. A posse será no dia 20 de março, sexta-feira, às 19h, à Rua Barão do Rio Branco, 1594, passeio completo.


PENSAMENTO

“O que é este voltar-a-si-mesmo de todo ser humano?”
Johannes R. Becher

BOLETIM FEVEREIRO/2009

ACADEMIA FORTALEZENSE DE LETRAS
Palácio da Luz - Rua do Rosário, 01 – Fortaleza-Ce

Boletim mensal eletrônico – Gestão 04/04
Fevereiro de 2009

PALAVRA DO PRESIDENTE

Colegas,

Estou repassando a todos vocês um projeto (abaixo) da Fortalezense que entreguei, pessoalmente, ao Acadêmico Marcos Vilaça, ex-presidente da Academia Brasileira de Letras. A entrega foi feita em almoço que ofereci ao Ministro Marcos Vilaça e ao presidente da Academia Cearense de Letras, Pedro Henrique Saraiva Leão, por sua posse, com a presença dos acadêmicos Murilo Martins, Ubiratan Aguiar e Regina Fiúza, da AFL.

Foi sugerido que o enviasse, formalmente, ao atual presidente, Cícero Sandroni, o que farei na próxima semana.

Cordialmente,

João Soares Neto
Presidente


SUGESTÃO DA ACADEMIA FORTALEZENSE DE LETRAS À
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
A Academia Fortalezense de Letras, em trabalho conjunto com o Espaço Cultural Primeira Mão, submete à consideração dessa ilustre Casa de Machado de Assis o esboço do projeto que denomina de "Academia Brasileira de Letras para todo o Brasil".
01. Esse projeto poderá contar com a chancela de outras academias de letras e secretarias de cultura dos Estados brasileiros. Em uma "Ação Piloto" poderia ser realizada no Estado do Ceará e, contemplaria, posteriormente, por sua itinerância, os demais Estados brasileiros.

02. A expectativa desse projeto seria de procurar reproduzir, cenograficamente, o prédio da sede da ABL, "Petit Trianon", para as capitais dos Estados brasileiros, inclusive com réplica da estátua de Machado de Assis.

03. Seria isso executado através de plotagem cênica da parte exterior e interior da sede da ABL, preferencialmente, com alguns pertences que poderiam ser expostos ao grande público. Admite-se que poucos intelectuais e cidadãos brasileiros tem a oportunidade de ir até ao Rio de Janeiro para visitar a ABL e conhecer o seu acêrvo e acadêmicos.

04. Teríamos, na oportunidade dessas visitações, o ensejo de servir aos convidados e à população o famoso "Chá das Cinco" com acadêmicos que possam ser levados aos seus Estados de origem que se somariam aos acadêmicos das academias de letras do Estado.

05. Poderiam, igualmente, ser realizados lançamentos de livros de autores dos Estados e dos acadêmicos da ABL. Seria oportuno realizar palestras proferidas pelos acadêmicos e outras atrações que possam dar visibilidade ao projeto.
06. O objetivo principal desta idéia é o de promover as ações da ABL, democratizar a cultura e torná-la integrada nacionalmente.

07. O Ministério da Cultura seria convidado a comandar todo o projeto, através de incentivos fiscais ou verbas próprias.

08. ABL atenderia na infra-estrutura básica, cedendo os direitos para divulgação do projeto e réplicas em fac-simile de livros raros que poderão ser impressos e a locomoção dos seus acadêmicos.

09. Poderia a ABL, se assim o desejasse, disponibilizar a terceiros, o espaço para comercialização dos seus livros e dos acadêmicos. Ficaria a ABL liberada para qualquer outra ação que possa contribuir para o melhor desempenho do projeto.

10. O objetivo do projeto vai muito além da literatura, ele tem a intenção de propiciar a verdadeira apropriação dos acadêmicos por seu povo.

11. Sabemos da dificuldade de acesso que o povo brasileiro ainda tem para a leitura e a cultura e esse projeto é uma iniciativa para ajudar a construir uma nova realidade. Dos 5600 municípios brasileiros, menos de 10% tem livrarias. No nordeste, esse percentual cai para 6%.

12. Poderemos mudar essa realidade e ensinar ao resto do Brasil a ter em cada Estado uma ação de cidadania, literatura e a valorização dos escritores e profissionais da área que trabalham com o livro no Brasil.

A Academia Fortalezense de Letras agradece a atenção pela leitura deste documento simples, mas objetivo, e se coloca à disposição da Academia Brasileira de Letras, para quaisquer contatos que decorram de sua leitura, estudo e possível viabilização.

ARTIGO: “PEDRO, POETA, PRESIDENTE”.

O advogado e conselheiro-fundador do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará, Manuel Pio Saraiva Leão, era irmão de minha avó Luiza. O novo presidente da Academia Cearense de Letras, ontem empossado, é o seu filho único, Pedro Henrique Saraiva Leão. Foi ele quem, em 1962, ao viajar para o exterior, me convidou a assumir a coluna “Informes Acadêmicos”, da qual era redator, no jornal Correio do Ceará, Diários Associados, onde permaneci até 1968. Esse preâmbulo é feito apenas para dizer da minha alegria ao vê-lo na presidência da mais antiga academia de letras do Brasil, fundada em 1894, no mesmo lugar onde pontificaram Antonio Martins Filho, Eduardo Campos, Cláudio Martins, Artur Eduardo Benevides e Murilo Martins, para ficar nos mais recentes que, reunidos, somam quase meio século de presidência. Ele substitui a Murilo Martins, médico, professor e intelectual, figura singular da cultura cearense que agrega amizades, não falta a compromissos e cumpre horários. Pedro Henrique também é médico, cirurgião, professor universitário em duplo grau, poeta, editor e articulista. Curioso, arguto e inteligente, sabe eleger leituras e o faz com o mesmo esmero com que usa o bisturi, identificando o que deve ser extirpado e o que deve ser preservado. Como poeta, Pedro Henrique estabelece, como disse o poeta espanhol Dámaso Alonso, um nexo entre dois mistérios: o do poeta e o do leitor. Abraçou com arte e ofício o concretismo, sendo um experimentalista da palavra, focando seus versos na mensagem, dando realce aos elementos constitutivos da expressão e ao seu sentido conotativo. Como concretista, utilizando o visual gráfico, o processo de criação, a montagem e a semiótica, nada fica a dever aos paulistas Haroldo e Augusto de Campos, autodenominados criadores do concretismo no Brasil. Esse movimento, na verdade, surgiu na segunda metade do século passado, a partir da vinda de Max Bill, arquiteto, pintor, intelectual e design gráfico suíço que, em 1956, montou a primeira exposição nacional de Arte Concreta. Autor de mais uma de uma dezena de livros, Pedro Henrique é ainda membro da Academia Cearense de Medicina e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, Seção do Ceará. Edita há anos, com zelo gráfico e o cuidado de revisor, a revista Literapia, de excelente feição gráfica, que reúne poetas, cronistas e ensaístas do nosso Estado. A comunidade acadêmica o recebe com júbilo, acredita na capilaridade cultural e social do novo presidente da ACL e sabe que os planos em andamentos, como o restauro da sede e a sua adequação ao mundo tecnológico, serão implementados, ao mesmo tempo em que ele dará vazão ao seu espírito de editor contumaz. Walter Whitman, um dos bardos lidos por Pedro Henrique, disse certa vez: “Para que haja grandes poetas é preciso grande público”. Parodiando o poeta americano eu direi: para que haja uma grande administração da ACL é preciso que haja um grande público.
João Soares Neto
(Artigo publicado no Jornal O Estado, em 30/01/2009)

SOBRE REUNIÕES

1. Lembramos que, a reunião de fevereiro, acontecerá, no dia 26 de fevereiro (quinta-feira) às 18:30 horas, na sede da Fortalezense.

2. Em março, a reunião mensal da AFL, acontecerá no dia 18 de março (quarta-feira) às 18:30 horas, na sede da Fortalezense.

Contamos com a presença de todos.

PENSAMENTO

"O pensamento faz a grandeza do homem”.
Blaise Pascal, filósofo francês. 1623-1662.