quarta-feira, 10 de março de 2010

BLOG DA FLIP


William Boyd - Blog da FLIP
Março 08, 2010

Em 2007, ele foi convidado, mas não pôde vir. Para a Flip 2010, o autor nascido em Gana está confirmadíssimo. Boyd é um homem multifacetado que defende, chuta a gol e cobra escanteio. Ele já foi crítico de televisão, professor de literatura inglesa na prestigiada Universidade de Oxford e escreveu diversos roteiros de cinema, entre eles o do filme A Trincheira, de 1999, do qual foi também diretor.

Boyd ainda adaptou dois romances do autor britânico Evelyn Waugh (Scoop e A Espada e a Honra) para a televisão. Não satisfeito, adaptou também seu próprio romance, Armadilho, para uma série de três partes que foi ao ar, em 2001, pelo canal britânico BBC. E tem três filmes no currículo: um sobre Shakespeare e seus sonetos e dois sobre a vida nos colégios internos ingleses.

Foram seus livros, entretanto, que lhe renderam reconhecimento. Seu primeiro romance, A good man in Africa (1981), lhe garantiu dois prêmios, o Withbread e o Somerset Maugham. Em 1983, Boyd tornou-se membro da Sociedade Real de Literatura Inglesa. Ao todo, o escritor já publicou 10 romances, 3 coletâneas de contos e uma coletânea de textos de não-ficção. Seu mais recente romance, Ordinary Thunderstorms, foi publicado no final de 2009 e narra a experiência de um jovem que, sem explicação, perde tudo o que tem na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário