quarta-feira, 4 de novembro de 2009

BOLETIM AGOSTO/2009

ACADEMIA FORTALEZENSE DE LETRAS
Palácio da Luz - Rua do Rosário, 01 – Fortaleza-Ce

Boletim mensal eletrônico – Gestão 04/09
Agosto de 2009

PALAVRA DO PRESIDENTE

Muitos colegas ainda não mandaram para análise da editoria da nossa revista, os seus artigos, crônicas, contos e ensaios. Se não houver um número razoável de títulos, infelizmente, a ACTA LITERÁRIA não será editada. Por tal razão, peço a todos que enviem as suas produções para a Secretária Cláudia, em meio eletrônico (CD), até 30/08.
Estive na Festa Literária Internacional de Paraty. Inscrevi-me, paguei ingressos para palestras e pude conversar com escritores consagrados, jovens escritores e palestrantes. Creio que esse modelo é mais atraente para todos do que as Bienais. Na FLIP se destaca a descontração.
Cordialmente,
João Soares Neto
Presidente


NOTÍCIAS

1 - 1º Sorteio de kit de livros de autores cearenses do blogue AlmanaCULTURA (
http://raymundo-netto.blogspot.com/).
O blogue AlmanaCULTURA presenteia com o sorteio de 01 kit de livros de CONTOS: (1) A Lua de Ur num Prato de Terra de Alan Santiago (ganhador do IV Edital de Incentivo às Artes da SECULT), (2) A Grande Casca do S de Jorge Pieiro (ganhador do IV Edital de Incentivo às Artes da SECULT), (3) Inimigos de Pedro Salgueiro (ganhador do I Edital de Artes da SecultFor e indicado ao prêmio Jabuti) e Eu Vou Esquecer Você em Paris de Carmélia Aragão (ganhador do III Edital de Incentivo às Artes da SECULT).
Para participar do sorteio, basta fazer um comentário à referida postagem (no blogue) indicando um e-mail de contato e citando três livros (em qualquer gênero e de qualquer época) de autores cearenses. O sorteio será realizado ao final do mês de agosto e o resultado divulgado por meio do blogue.

2 – A Academia Fortalezense de Letras recebeu Convite da Academia Paraense de Letras Jurídicas para a posse do acadêmico Rômulo José Ferreira Nunes, na Cadeira n.4. Dia 13 de agosto – 20 horas - sede da APL (Rua João Diogo, 235).

3 - Tomaram posse como sócios da Associação Brasileira de Bibliófilos, o vice-governador Francisco Pinheiro, o presidente da OAB-Ce, Hélio Leitão, a historiadora Ingrid Schamborn e o acadêmico da AFL e presidente do TCU, Ubiratan Aguiar. A saudação aos novos sócios foi proferida por João Soares Neto.

4 - O escritor cearense, radicado em Recife-Pe, Ronaldo Correia de Brito foi o grande vencedor do Prêmio de literatura Estado de São Paulo. Ronaldo - que esteve mês passado em Fortaleza para dar palestra no Centro Cultural do BNB - venceu dois grandes concorrentes, José Saramago e Milton Hatoum. O livro premiado Galiléia conta a história de 03 primos que voltam ao interior do Ceará para visitar a fazenda decadente do avô. Os primos viviam em Recife, SP e Noruega. E então...

5 - A Academia Cearense de Letras comemora, com festa, o seu 115º aniversário de fundação. Parabéns a todos.


LIVROS PUBLICADOS

De 2002 para cá, os sócios da Fortalezense publicaram os seguintes livros:

BEATRIZ ALCÂNTARA
2002 – Folha de Prata (poesia)
2005 – Livre Sintonia (poesia).
2007 – Autos de Natal em Família (prosa).

EDNILO SOÁREZ
2006 - A Brisa do Mar. Um romance, ambientado em uma Lua Grande, uma cidade litorânea do Ceará, que versou sobre o quotidiano de pescadores em suas jangadas de piuba, Ao final apresentamos um alentado glossário sobre todas as peças da jangada de piuba, hoje já praticamente extinta.
2006 - Miscigenação nos Trópicos. Um ensaio histórico, onde buscamos levar o leitor a avaliar as vantagens e desvantagens da miscigenação na formação do povo brasileiro.
2008 - Ramalho Ortigão – Um Marco na Literatura Portuguesa. Um trabalho sobre o Realismo Português do Século XIX, contextualizando-o no momento histórico de Portugal na segunda metade do séculolo XIX.

EDUARDO FONTES
2007 - Na Esquina da Vida. É uma retrospectiva, mas também um instante de recobrar energias, como novo Anteu, na esperança de prosseguir a caminhada até o seu termo, certo de que "para trás inexistem os horizontes".
FERNANDA QUINDERÉ
2002 - Mulher Azul (poemas).
2004 - Padre Quinderé - O Apóstolo da Alegria. Memórias sobre a vida do seu tio avô.
2005 - Calabouço para os Reis-Ficção e Realidade. Memórias de uma viagem à Europa com o Poeta Fernando Pessoa.
2007 - Bodas da Solidão- Um Olhar Azul para Luiz Eça. Memórias da vida conjugal.
2008 - Cordilheira do Fogo (poemas).

FRANCISCO LIMA FREITAS
2002 - Síntese do Pensamento (momento II).
2003 - Síntese do Pensamento (momento III).
2004 - Síntese do Pensamento (momento IV).

GISELDA MEDEIROS
2002 - Eros e Thanatos. Afirmou Genuíno Sales: "Sua escritura é construída por meio de uma prosa espontânea, leve e pura que revela a densidade do grandioso poder de criar da autora. A temática envolve, sobretudo a vida, diante da tragicidade do destino do homem, ser inconcluso, cuja sina é sempre uma trágica incógnita."
2007 - Crítica Reunida. O Professor José Alves Fernandes escreveu: "Alargando o passo e conferindo maior elastério ao raio de alcance da sua atividade intelectual, incursiona agora a estudiosa Professora pelos domínios da Crítica e da Análise Literária, território com certeza mais escarpado e desigual balizado por condicionamentos de diversa ordem e de novas dimensões”.
JOÃO SOARES NETO
2002 - Sobre todas as coisas (crônicas)
2002 - Sobre a Gênese e o Caos (contos)
2002 - Microcontos (contos)

JOSÉ AUGUSTO BEZERRA
2004 - O Espírito do Sucesso - romance épico, livro texto de vestibular de Português e de Administração da Faculdade Farias Brito. Considerado por Marilda Ciribelli, maior autoridade no Brasil em história clássica, como um dos importantes estudos sobre Alexandre, na atualidade.
JOSÉ BATISTA DE LIMA
2008 - O Sol de cada coisa (poesia)

INEZ FIGUEREDO
2004 - Estrela vida minha. Livro de Poesia vencedor do Prêmio de poesia no Ideal Clube.

LÚCIA LUSTOSA
2008 - Nice pinta e borda.... faz arte! Sobre a artista plástica Nice Firmeza cuja vida rica em produções artísticas e em relacionamentos saudáveis não poderia ser ignorada, deveria ser modelo para tantos que desistem cedo.

RITA DE CÁSSIA ARAÚJO
2004 - Manga Madura - Disse Lourdes Sarmento: “Parece que a mensagem de Rita de Cássia ainda tem o gosto do tempo que morávamos em casas com árvores frondosas no quintal e jardins.
2008 - Por trás das gavetas – Regine Limaverde escreveu: “Leio as poesias da Rita de Cássia e me ponho a pensar: o que leva as pessoas a desnudar-se perante o público? Que efeito tem um verso para o leitor? Rita é uma poetisa intimista”.

ROBERTO GASPAR
2002 - A Menina do vaporub ou O amor na hora do Ângelus. Foi lançado no Centro Cultural Oboé, no dia 19 de novembro de 2002, e a crônica, com este mesmo nome, obteve o 1º lugar no V Prêmio Ideal de Literatura, em 2002, como obra inédita.

FUTUROS LANÇAMENTOS

BEATRIZ ALCÂNTARA
2009 - Palavras Cúmplices: versos & reverso (poesia e ensaio). Este livro de 2009 será lançado na Casa Cor, no dia 27 de outubro, próximo, às 19h.

JOÃO SOARES NETO
2009 - Sobre a vida e o amor - 2a. edição.
2009 - Conversas de domingo – crônicas.

JOSÉ AUGUSTO BEZERRA
2009 - Notícia Histórica da Vida e das Obras de José Haydn - Previsão de publicação: novembro. Co-autoria com a professora Ingrid Schwamborn. Refere-se a edição comemorativa dos 200 anos do compositor Haydn, personagem do primeiro livro sobre música, editado no Brasil. Edição bilíngue (Português-Alemão) com ensaio de José Augusto Bezerra sobre o Visconde de Cairu.
2010 - Manuscritos Brasileiros da Biblioteca José Augusto Bezerra. Previsão de publicação: Junho de 2010. Importante estudo de homens e fatos, através desses chamados documentos vivos, que foram testemunhas e partícipes da nossa história. Existem dois importantes livros-referências sobre o tema: Um de José Mindlin-SP e outro de Pedro Correia do Lago-RJ. Este será o primeiro do NE e, acredita-se, estará no nível dos mencionados.

ROBERTO GASPAR
2009 – Otimismo itinerante (crônicas e estórias).


PRESTAÇÃO DE CONTAS
Competência 07/2009

Saldo anterior
12.389,79

Receitas
360,00
Despesas totais
(1.279,20)
Saldo do mês
(919,20)

Saldo atual
11.470,59
Roberto Gaspar – Tesoureiro
Júlia Pitombeira – Contadora


COLEGAS EM DIA

São os seguintes os colegas em dia com a tesouraria da AFL, até junho de 2009:

Aila da Costa Ribeiro PereiraAntônio Colaço MartinsAntônio Vicente AlencarConstança Telles TávoraCybele Valente PontesEduardo FontesGiselda Medeiros
João Soares NetoJosé Teodoro SoaresLêda Costa LimaBeatriz AlcântaraRita de Cássia AraújoRoberto GasparSuzana Dias Ribeiro
Maria do Carmo FontenelePio Rodrigues Neto


SOBRE REUNIÕES

1. Lembramos que a reunião deste agosto acontecerá quarta-feira próxima, dia 19, às 18:00 horas, na sede da Fortalezense.
A acadêmica e doutora (fazendo pós-doc) Ângela Gutierrez será a conferencista da sessão. Falará sobre a Guerra de Canudos, Euclydes da Cunha e Antônio Conselheiro.

2. Em setembro, a reunião mensal da AFL, acontecerá no dia 16 de setembro (quarta-feira), às 18:00 horas, na sede da Fortalezense.

Contamos com a presença de todos.


ANIVERSARIANTES DO MÊS

AGOSTO / Dia
Membro AFL
03
Ednilo Soárez
22
João Soares Neto
25
Cid Carvalho
31
Sérgio Macedo


PENSAMENTO

“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem”.
Mário Quintana

Nenhum comentário:

Postar um comentário