quarta-feira, 4 de novembro de 2009

BOLETIM MARÇO/2009

ACADEMIA FORTALEZENSE DE LETRAS
Palácio da Luz - Rua do Rosário, 01 – Fortaleza-Ce

Boletim mensal eletrônico – Gestão 05/05
Março de 2009

PALAVRA DO PRESIDENTE

No dia 02 de março ficamos entristecidos com a morte do nosso Sócio-Honorário, o poeta Costa Matos. A reunião desta quarta-feira, 18, será em homenagem a ele. Todos os da Fortalezense devem estar presentes. A propósito,

O QUE É POESIA?

Escrevo para lembrar que 14 de março foi o Dia Nacional da Poesia, criado em homenagem ao poeta Antônio Frederico de Castro Alves, nascido nesse dia, em 1847, e morto aos 24 anos. Era o poeta da abolição ou dos escravos, por sua indignação contra o comércio de pessoas negras que, no Século XIX, enriqueceu muitas famílias aqui no Brasil. Não sei bem o que é poesia. Como dizia o escritor russo, P.G. Antokolski, “a poesia não responde, questiona”. Acredito, portanto, que possa fazer esforço para tentar (in) defini-la. Tem gente que pensa poesia como receita de bolo. Bastaria juntar capacidade de escrever em uma linguagem diferenciada, saber expressar emoção, ritmo e rimar com cadência, métrica, e ter-se-ia um poeta. Poesia, entretanto, é mais que isso. A tessitura de um poema passa por fios estéticos, usando-se ou não recursos formais de estilo. Poesia passa pela transfiguração da essência das palavras, mas não é só isso. Madame de Stael, escritora francesa do século XVIII, dizia que poesia “é a linguagem natural de todos os cultos”. Essa é uma definição elitista e simplista. Talvez a do poeta americano, do século passado, T.S. Eliot, seja mais abrangente “A poesia não é um modo de liberar a emoção, mas uma fuga da emoção; não é uma expressão da própria personalidade, mas uma fuga da personalidade”. Assim é que não seriam, necessariamente, poetas, mesmo que em versos metrificados e com metáforas, os que tratam de suas próprias vidas, da morte, do devaneio, do isolamento, os tidos como poetas existenciais. Tampouco seriam poetas, de pronto, os apenas românticos, os que falam de suas emoções; e os que se preocupam com o mundo, tidos como poetas sociais, a evocar questões igualitárias e políticas. Não sei, sério. Deixo, com vocês, dois textos, sem o nome do autor: “Aceitar o barco do sonho, pisar o chão da ilusão, sem esquecer a aurora, sem domar a gula, transgredindo, esperançando, devorando, roendo, voando, solo ou não”. Poesia? Segundo texto: “Entre alças, calças pés nus e a água corre, irrigando o chão, marcando o passo, em descompasso, pétreo, vítreo e a réstia vista assombra a luz, seca a água e os passos usurpam.” Seria poesia? Decida você, sem esquecer que as regras, quase sempre, destroem a arte. E poesia é arte. E, como cita Ferreira Gullar, a arte existe porque só a vida não basta.
(a todos os poetas, especialmente a Costa Matos, em verso eterno).

Cordialmente,

João Soares Neto
Presidente

Artigo publicado no Jornal O Estado, em 13/03/2009

O QUE FALAMOS E FIZEMOS

Ata da Reunião da Academia Fortalezense de Letras realizada em Novembro/2008

Aos dezoito (18) dias do mês de novembro de 2008, pela primeira vez, a reunião mensal da Academia Fortalezense de Letras realizou-se no Centro de Convenções, em plena VIII Bienal Internacional do Livro, no Espaço Natércia Campos, por iniciativa de seu Presidente, João Soares Neto. Naquela oportunidade, às 17 horas, foi lançado o livro de poesias da acadêmica Rita de Cássia Araújo, sob título Por Trás das Gavetas.
O Presidente, ao abrir a sessão, em espaço público, falou do pioneirismo da iniciativa, ao mesmo instante em que cobrou dos membros da Diretoria as sugestões que pudessem oferecer para maior dinamismo das atividades desta Academia. Usou também da palavra à acadêmica Regina Fiúza, enaltecendo o êxito da iniciativa e parabenizando a autora do livro.
Presentes, dentre outros, os acadêmicos Giselda Medeiros, Regine Limaverde – a que coube a apresentação do livro e da autora; Cláudio Pereira, Cybele Pontes – Presidente da Sociedade Amigas do Livro; Zenaide Marçal – Presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB); os acadêmicos Beatriz Alcântara, Roberto Gaspar, Elmo Vasconcelos, José Augusto Bezerra; Noemi de Paula Freire, Glícia Borges, Margarida Magalhães, Révia Herculano (vencedora do Prêmio Osmundo Pontes de Literatura – 2008), Eunice Benevides, Núbia Nogueira e Marlene Studart – sócias da Sociedade Amigas do Livro (SAL); Narcélio Limaverde, o acadêmico F. S. Nascimento e grande quantidade de visitantes, da feira, que assistiram ao lançamento da obra de Rita de Cássia, que, ao final, fez uso da palavra, sendo de assinalar que os acadêmicos Dimas Macedo e F.S. Nascimento também externaram seus votos de parabéns, congratulando-se com a autora e esta Academia pela iniciativa da reunião e do lançamento do livro. Há de se destacar a presença também muito honrosa do acadêmico Ednilo Soárez, autor de obra recente e bem acolhida sobre o grande escritor Ramalho Ortigão e da acadêmica e jornalista Leda Maria.

Eduardo Fontes – 1º Secretário.

Ata da Reunião de Confraternização Natalina da Academia Fortalezense de Letras

Aos quinze (15) dias do mês de dezembro de 2008, a Academia Fortalezense de Letras (AFL) promoveu a sua já agora tradicional confraternização natalina, que teve lugar às 20horas nos salões do La Bohéme.
Fizeram-se presentes ao ágape, os acadêmicos João Soares Neto, como Presidente; Matusahila Santiago, Lêda Maria, Cláudio Pereira, Ednilo Soárez e esposa; Lúcia Lustosa e esposo; Regina Fiúza, a quem coube as honras do cerimonial, a qual se fazia acompanhar de Eduardo Fiúza; Lúcio Alcântara e Beatriz; Rita de Cássia e Nearco; Fernanda Quinderé, Roberto Gaspar e Mirian; José Augusto Bezerra e Bernadete; Constança Távora, Giselda Medeiros, Murilo Martins e Inês; Vicente Alencar, Suzana Ribeiro, Cybele Pontes, Antônio Colaço, Newton Freitas, Ubiratan Aguiar, Gerard Boris, e a convidada especial Des. Iracema Vale e a escritora Revia Herculano. Registre-se a tempo que os acadêmicos Ednilo Soárez e Newton Freitas se fizeram acompanhar das respectivas esposas. O subscritor desta, na condição de 1º Secretário, estava acompanhado de sua esposa, Marineide Alencar.
O Presidente João Soares disse de sua satisfação em estar promovendo aquele encontro natalino, congratulando-se com os acadêmicos presentes e as pessoas convidadas, ao mesmo instante em que reiterava os propósitos de levar a Academia Fortalezense de Letras a cumprir o papel que lhe está destinado na promoção das letras e da cultura cearense.
Também fez uso da palavra o colega Ubiratan Aguiar, o qual estendeu seus votos de felicitações aos presentes e seu compromisso com as coisas pertinentes à cultura e ao espírito.
Enquanto transcorriam estas manifestações, os presentes degustavam preciosos vinhos e finas iguarias, seguindo-se o jantar festivo.
Na ocasião foi lançada a Acta Literária 2008 – uma antologia da Academia Fortalezense de Letras patrocinada pelo Tribunal de Justiça do Ceará. A apresentação foi feita pelo Desembargador Fernando Ximenes, Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, presente à reunião.
O subscrito desta, quase ao final da reunião apresentou um poema natalino, de sua autoria, tendo sido seqüenciado pelo jornalista Vicente Alencar, que leu trabalho de autoria do Presidente João Soares Neto, sobre o mesmo tema.

Eduardo Fontes – 1º Secretário

Janeiro – férias
Ata da 1ª Reunião de 2009 da Academia Fortalezense de Letras em Fevereiro/2009

Aos vinte e seis (26) dias do mês de fevereiro de 2009, à Rua do Rosário, 01, às 18 horas e 30 minutos, reuniu-se a Academia Fortalezense de Letras, abrindo o primeiro encontro do ano, com a palestra do convidado especial – Luís Geraldo de Miranda Leão, o conhecido cinéfilo LG, que brindou a todos com interessante sobre cinema, a sua história, o seu significado e o seu desenvolvimento até os dias presentes.
O Presidente do sodalício, João Soares Neto fez a apresentação do convidado, ressaltando-lhe os méritos de professor, funcionário aposentado do BNB e, como já referido, um dos maiores conhecedores da 7ª arte entre nós.
Presentes a conferência, os ex-presidentes e membros da Arcádia, Cybele Pontes e Cid Carvalho, além dos diretores Roberto Gaspar, Eduardo Fontes, Lima Freitas, Ministro Ubiratan Aguiar, Rita de Cássia, Suzana Ribeiro, Vicente Alencar, Constança Távora, Fernanda Quinderé, Aila Ribeiro, Vicente Alencar, Constança Távora, e dos ilustres convidados Hélio Leitão, Presidente OAB, secção Ceará, que se fazia acompanhar da Dra. Rossana Brasil; do ex-Secretário de Cultura, Dr. Augusto Pontes; da Dra. Mônica Barroso e da jornalista Fátima Mesquita, Secretária de Cultura do Município; do Dr. Mantovanni Colares e Ivan Ary. Há de se registrar também as presenças dos diretores Newton Freitas, Cláudio Pereira, da jornalista Leda Maria e do Dr. João Dummar, dentre outros que formaram o seleto auditório.
No fim da palestra, o conferencista ficou à disposição dos presentes, para perguntas, tendo prontamente respondido às indagações que foram feitas por João Soares Neto, Leda Maria, Cid Carvalho, Eduardo Fontes e Mônica Barroso. O Presidente da Academia, após agradecer ao palestrante, fez-lhe entrega de um conjunto de DVD’s com filmes escolhidos.
O 1º Secretário, que esta subscreve, sugeriu ao Presidente que a próxima reunião da Academia homenageasse o Dia Nacional da Poesia, a transcorrer no próximo 18 de Março – idéia que foi de pronto aceita, tendo em vista o propósito do Presidente de aproximar a Academia Fortalezense de Letras do povo, citando o exemplo do Ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vilaça, que assim o fez, no decorrer de sua gestão.

Eduardo Fontes – 1º Secretário.

BALANCETE
Fevereiro/2009

Saldo anterior
10.631,54


Receitas
1.380,00

Despesas (pessoal, administrativas e financeiras)

(447,14)
Saldo do mês
932,86


Saldo atual
11.564,40

Roberto Gaspar – Tesoureiro
Júlia Pitombeira – Contadora


SOBRE REUNIÕES

1. Lembramos que, a reunião de março, acontecerá, nesta quarta-feira, dia 18 de março, às 18:30 horas, na sede da Fortalezense.

2. Em abril, a reunião mensal da AFL, acontecerá no dia 15 de abril (quarta-feira) às 18:30 horas, na sede da Fortalezense.

Contamos com a presença de todos.


INSTITUTO DO CEARÁ

O nosso colega José Augusto Bezerra foi reeleito para a presidência do Instituto do Ceará. A posse será no dia 20 de março, sexta-feira, às 19h, à Rua Barão do Rio Branco, 1594, passeio completo.


PENSAMENTO

“O que é este voltar-a-si-mesmo de todo ser humano?”
Johannes R. Becher

Nenhum comentário:

Postar um comentário