terça-feira, 17 de novembro de 2009

DISCURSO DE JOÃO SOARES NETO



Boa noite a todos,




Ilustre Vereador que preside esta Sessão

Autoridades componentes da mesa
Caro Vereador Paulo Facó, autor da propositura que deu origem a esta homenagem
Colegas da Academia Fortalezense de Letras



Senhoras e Senhores,



A História sempre nos ensina. Ela nos diz, por exemplo, que as Câmaras Municipais ou Câmaras de Vereadores no Brasil são mais antigas que o Congresso Nacional, as Assembléias Legislativas e a figura do Prefeito.



No Brasil, elas vieram com as Capitanias Hereditárias. A primeira Câmara instalada foi em SP, em São Vicente, que havia sido elevada à categoria de vila pelo donatário Martim Afonso de Souza. Essa 1ª. Câmara ficou conhecida como a “Câmara Vicentina”.



Em todo o período colonial as câmaras municipais possuíam um número considerável de atribuições. Eram elas que regiam as cobranças de tributos, definiam o exercício profissional, indicavam as atividades do comércio e ofícios, zelavam pelo patrimônio público e até administravam as prisões. Em suma, tinham funções executivas, legislativas e judiciárias.



Após a Independência, veio a Constituição de 1824, quando o império centralizou a maior parte da administração pública e fixou em quatro anos a duração da legislatura. O vereador mais votado exercia a presidência da Câmara.



Em 1889, com o advento da República, os vereadores passaram a ter apenas papel legislativo e de fiscalização.



Agora, com a constituição de 1988, os papéis dos vereadores são os de legislar, fiscalizar, representar e sugerir/requerer.



É exato nesse papel de requerer que o Vereador Paulo Facó, em maio deste ano, apresentou requerimento à Câmara sugerindo a realização de uma sessão especial para homenagear a Academia Fortalezense de Letras. E o fez, por convicção própria.



Fomos comunicados que a Casa aprovou, unanimemente, o requerimento e hoje, estamos aqui, para receber e agradecer a atenção. Esta sessão se faz também como reconhecimento ao trabalho cultural, literário e isolado de cada acadêmico da Fortalezense, bem como o esforço das gestões de Cid Carvalho, Cybele Pontes e Ednilo Soárez que deram uma feição contemporânea à nossa Academia. Tanto isso é verdade que o nome da nossa revista é Contemporânea. Por outro lado, publicamos, bienalmente, o livro Acta Literária.



A Academia Fortalezense de Letras é simples, mas diligente, atuante e diferenciada ao incentivar academias de estudantes dos colégios Maria Ester, 07 de Setembro e Dáulia Bringel, entre outros. Agora, por exemplo, possui um blog, www.afl.org.br, ao qual todos poderão acessar e usar para a inclusão e divulgação de suas produções de poesias, contos, crônicas, ensaios e romances. Inovou ainda com a primeira reunião de uma academia em uma Bienal Internacional do Livro.



Tem, apesar das dificuldades, procurado desempenhar o seu papel de regente de nomes qualificados e o faz com muito empenho



O nosso presidente de honra é o Príncipe dos poetas cearenses, Artur Eduardo Benevides.



Destaco, por estar em uma casa política da qual fizeram parte, os ex-vereadores Barros Pinho, Juarez Leitão e Ubiratan Aguiar que são nossos membros. Barros Pinho foi também Deputado Estadual, e Prefeito de Fortaleza e acaba de ganhar o Prêmio Osmundo Pontes de Literatura. Juarez Leitão, por sua maestria com professor de história, oratória diferenciada, produção poética e biográfica, é admirado por todos. Ubiratan Aguiar é Ministro do Tribunal de Contas da União, sendo o seu atual presidente, com papel decisivo na apuração das contas nacionais. Ainda na área pública, temos o brilhante ex-senador da República, o jornalista e professor Cid Sabóia de Carvalho; o Deputado Estadual, professorTeodoro Soares, ex-reitor de duas universidades; o Reitor da Universidade do Vale do Acaraú, Colaço Martins; e a ex-presidente do TRE, Desembargadora Gisela Nunes da Costa, que vem de ser agraciada com o título de Doutor Honoris Causa pela UVA, por proposição de nosso colega-fundador José Luís Lira.



Destacamos ainda nossos sócios que dirigem outras entidades: o presidente do centenário Instituto do Ceará, José Augusto Bezerra; Matusahila Santiago, nossa co-fundadora, cuida com desvelo da histórica Casa de Juvenal Galeno. Maurício Benevides, presidente da Academia Cearense de Retórica; José Teles, presidente do capítulo cearense da Academia Letras e Artes do Nordeste; Cybele Pontes, preside a Sociedade Amigas do Livro; Francisco Lima Freitas, dirige a Academia de Letras Municipais do Ceará, e Murilo Martins, é ex-presidente da Academia Cearense de Letras e vem de lançar o livro “Poetas da Academia Cearense de Letras”.



Os demais colegas, todos com grande valor e produção literária, sintam-se, citados e homenageados, pelos nomes referidos. Somos 40. Jornalistas, historiadores, bibliófilos, poetas, contistas, cronistas, romancistas e ensaístas. Estes acadêmicos, mercê de seus brilhos, têm, sem dúvida, produção literária significativa nestes primeiros anos do Século XXI, além de atividades públicas e privadas significantes, tais como professores universitários e profissionais liberais.



Gostaríamos, nesta oportunidade singular, de sugerir ao presidente desta Casa, Vereador Salmito Filho, através do Vereador Paulo Facó, e por meio dessa sessão apresentada ao vivo pela Televisão Fortaleza, tão bem dirigida pelo jornalista Arnaldo Santos, a elaboração, em 2010, em parceria com a Academia Fortalezense de Letras, de um Cadastro Geral de Artes e Cultura de Fortaleza em que todos os participantes dos mais diferentes segmentos das expressões artísticas, culturais e literárias de nossa cidade, independente de gênero, credo, condição social e de serem filiados a academias ou quaisquer entidades, todos em rigorosa ordem alfabética, poderiam ter os seus nomes, breves currículos e produções registrados para divulgação, consulta e, igualmente, fins históricos.



Por fim, agradeço em nome de todos os meus colegas, à Câmara Municipal de Fortaleza e, especialmente, a gentileza e deferência do Vereador Paulo Facó, cultor de leituras e edil que tem se caracterizado em conferir destaque especial à Cultura da nossa cidade que precisa, no legislativo e executivo, tornar efetivas, além de outras, as indicações da III Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza, promovida pela Secult-For, em que foram abordados os temas da Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento com vistas à criação de um sistema ou Plano Municipal de Cultura.



Saiba caro Vereador Paulo Facó, do meu reconhecimento e de todos os integrantes da Academia Fortalezense de Letras. Estenda a todos os demais vereadores, o nosso muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário