quarta-feira, 4 de novembro de 2009

BOLETIM MAIO/2009

ACADEMIA FORTALEZENSE DE LETRAS
Palácio da Luz - Rua do Rosário, 01 – Fortaleza-Ce

Boletim mensal eletrônico – Gestão 04/07
Maio de 2009

PALAVRA DO PRESIDENTE

A reunião da AFL, em 15 de abril, foi de grande significação. A ela estiveram presentes, além de acadêmicos, o Secretário Estadual da Cultura, Prof. Auto Filho, o Presidente do SINEPE-CE, Prof. Airton de Almeida Oliveira, a Profa. Norma Soares, integrante do Conselho Estadual de Educação e vários diretores de estabelecimentos de ensino, cumprindo destacar os professores Ednilo Soarez, 7 de Setembro; Tales de Sá Cavalcante, Farias Brito; Graça Bringel, Colégio Dáulia Bringel; Fátima Lemos, Colégio Maria Ester I; Luiz Pereira Lemos - Diretor do Colégio Maria Estér II. Além de representantes dos colégios Irmã Maria Montenegro, Adventista de Fortaleza, Máximus, 21 de Abril e Medalha Milagrosa. Nela foram tratados dois assuntos: a idéia da presidência de fomentar a criação de academias de letras estudantis - Acadeletras de escolas de segundo grau, com a participação da SECULT e do SINEPE-CE; b) a realização pela Academia Fortalezense de Letras, com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob o patrocínio cultural do Shopping Benfica do evento cultural Viajando nos Livros no Shopping Benfica que teve a duração de uma semana, recebeu milhares de visitantes, entre os dias 13 e 19 de abril, com uma extensa programação, totalmente cumprida. Os teores específicos de cada um desses atos serão apresentados em notícias independentes.
A presidência reitera o pedido feito a cada um e a todos para que compareçam e participem objetivamente das discussões dos temas de cada reunião. A AFL está procurando, de forma clara, ser, cada vez mais, uma referência cultural e literária no cenário fortalezense e isso só poderá acontecer com a participação de todos. A vida acadêmica pode ser um aprendizado instigante, é importante nos importarmos com ela: comparecendo e produzindo.

João Soares Neto
Presidente

ACADEMIA DE LETRAS ESTUDANTIS - ACADELETRAS

Este é o inteiro teor do Termo de Compromisso firmado entre a Fortalezense, a SECULT e o SINEPE/CE.

TERMO DE COMPROMISSO

Aos 18h30min do dia 15 deste mês de abril de 2009, na sede da Academia Fortalezense de Letras, Rua do Rosário no. 1, Palácio da Luz, Fortaleza, Ceará, compareceram o acadêmico João Soares Neto, presidente da referida academia, o Secretário da Cultura do Estado do Ceará – SECULT, professor Francisco Auto Filho, e o Presidente do SINEPE-CE, prof. Airton de Almeida Oliveira para, em nome das respectivas entidades, firmarem o presente Termo de Compromisso com o objetivo de incentivar, neste ano corrente, a criação de academias de letras estudantis, no âmbito dos estabelecimentos de ensino de nível médio, na cidade de Fortaleza. Essa missão, ora assumida em forma tripartite e solidária, parte da idéia de que é fundamental para os jovens estudantes a leitura crítica e a discussão de autores clássicos e contemporâneos, bem como a sua inserção nas atividades culturais e sociais da cidade. As atribuições e responsabilidades das entidades que firmam o presente Termo de Compromisso serão especificadas em documento, que desde já passa a integrar este Termo. E, por estarem assim justos e acertados, firmam o presente instrumento em três vias de igual teor e forma, para um só fim.

João Soares Neto – Presidente da Academia Fortalezense de Letras; Francisco Auto Filho – Secretário da Cultura do Estado do Ceará; Airton de Almeida Oliveira – Presidente do SINEPE-CE.

EVENTO CULTURAL
Viajando nos Livros

Na semana promovida pela Fortalezense em Comemoração ao Dia do Livro que aconteceu no Shopping Benfica, participaram das ações culturais e artísticas, os colégios Farias Brito, Dáulia Bringel, Agnus, Maria Ester, Juvenal de Carvalho, Espaço Vida, Tiradentes e Nossa Senhora das Graças. A Academia de Letras do Colégio Maria Ester esteve presente mostrando seu trabalho como exemplo para os demais. No espaço destinado à leitura os parceiros foram a Barsa Planeta, Editora Paulus e Livraria Livro Técnico. Com parte da programação, tivemos diversas palestras e oficinas.
Destacamos grande público na “A origem e evolução do livro – Do pergaminho ao computador” com o acadêmico José Augusto Bezerra, presidente da Associação Brasileira de Bibliófilos e do Instituto do Ceará e também na palestra sobre a obra “Cordéis e Outros Poemas de Patativa do Assaré” (Obra escolhida para o vestibular deste ano) com Roderic professor do Colégio Juvenal de Carvalho.
Nas oficinas, destacamos: prática de desenho e produção de revistas de histórias em quadrinhos com o Núcleo ARTZ e a “A escrita e a leitura por meio do Sistema Braile”. Nos Cinemas Benfica foram exibidos filmes de arte (O Pequeno Príncipe, O Clube de Leitura de Jane Austen, Lá vem a História com Bia Bedran, Balzac e a costureirinha chinesa, Alice no país das Maravilhas e Encontrando Forrester) gratuitos com uma boa presença de público.
Aconteceu também, a apresentação do Coral do Projeto Eduque Bem – Artes, projeto sócio-cultural do Shopping Benfica que financia o estudo de crianças e jovens carentes no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno.

DEPOIMENTOS SOBRE O EVENTO CULTURAL Viajando nos Livros

Viagem das palavras – Acad. Barros Pinho

Sempre viajo pelo rio Parnaíba para melhor tanger a solidão. Agora, entro no projeto "Viajando nos Livros" da Academia Fortalezense de Letras, realizado no Shopping Benfica, onde encontro expressiva linguagem literária, acompanhada da estética mais limpa da literatura e das artes plásticas do Ceará. Nessa viagem, descubro também que João Soares Neto, após tanto tempo de convivência, convivência esta vinda do movimento estudantil – geração de 1964 –, e até hoje no campo das idéias, sabe cultivar com inteligência e sensibilidade negócios alinhados a frutífera semente cultural. E é na colheita da cultura que o empresário–escritor arranja ânimo e esperança para sua venturosa oração do cotidiano, tornando-se um mestre da vida e lúcido senhor do tempo. Tempo de plantar palavras.
Acad. Lúcio Alcântara
Shopping centers são templos de consumo onde se pode adquirir produtos a salvo da violência de nossas ruas. Quanto à cultura, hospedam, quando muito, uma livraria. Desconsideram o espaço privilegiado e a grande afluência de pessoas como ambiente propício à difusão cultural. Por isso, faz bem saber que o Shopping Benfica, promove com frequência eventos culturais que ensejam alternativa de lazer, associada à instrução, para seus frequentadores. Exemplo disso foi à realização da semana Viajando nos Livros, promovida pela Academia Fortalezense de Letras, a propósito da comemoração do Dia do Livro, ocasião em que diversas atividades foram executadas com o objetivo principal de despertar e fortalecer nos jovens o interesse pela leitura. A elevada participação do público nos eventos atestou o êxito da iniciativa.
Acad. Pedro Henrique Saraiva Leão

Não me causou surpresa mais esta iniciativa sócio-cultural da Academia Fortalezense de Letras, que tem a frente o meu primo e amigo, o singular, multifacetário João Soares Neto. Contudo surpreendeu-me, sobremaneira, a amplitude da sua última “Viajando nos Livros”. Nessa, ele demonstrou que a literatura é um bem de consumo e o Livro uma proteína essencial a todos nós.


NOTÍCIAS

1 - A Academia Fortalezense de Letras, nas pessoas do presidente João Soares e do ex-presidente, Ednilo Soárez, se fez presente na noite do dia 28 de abril à Assembléia do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará. Na oportunidade, João Soares apresentou a dezenas de dirigentes de colégio a completa idéia sobre a importância da criação das academias de letras de estudantes, inclusive distribuindo modelos do selo, cartaz para escolas, medalha, comenda em homenagem aos colégios, certificado para o colégio, certificado para o aluno e estatuto para os acadêmicos e de reconhecimento para os colégios que participarem dessa tarefa. Ednilo Soarez enfatizou as demarches do Colégio 7 de Setembro na criação de sua academia. O Presidente Airton de Almeida Oliveira, a profa. Fátima Lemos e o Diretor do IBEU, Luiz Campos, louvaram o ineditismo e se comprometeram a ser multiplicadores da idéia.

2 - Os acadêmicos José Augusto Bezerra, como palestrante (“A origem e evolução do livro – Do pergaminho ao computador”) e expositor (Livros Raros), Lúcio Alcântara como expositor (Marcadores de Livros) e Beatriz Alcântara como sua curadora, compareceram à semana Viajando nos Livros no Shopping Benfica, quando interagiram com centenas de estudantes presentes aos múltiplos eventos. Os acadêmicos Juarez Leitão, Barros Pinho, Lima Freitas e Pedro Henrique Saraiva Leão, também presentes, ficaram, palavras deles, encantados com o que viram.

3 - Newton Freitas recebeu, na sua Oboé, o escritor Affonso Romano de Sant’Anna para falar sobre Cultura e Arte e, especialmente, lançar o seu livro “O Enigma Vazio, impasses da arte e da Crítica”, seguido de debates. Estiveram presentes, além do vice-presidente da AFL, Newton Freitas, João Soares e Eduardo Fontes.

4 - O Secretário da Cultura, Auto Filho, convidou a AFL para a sessão de posse dos membros do novo Conselho Estadual de Cultura, na manhã do dia 28 de abril. João Soares falou na oportunidade da parceira com a Secult e reforçou para os presentes a importância da formação de jovens leitores e intelectuais.

5 - Boa Notícia - repercutem nos meios jornalístico e cultural as ações da Agência da Boa Notícia, dirigida pelo prof. Souto Paulino

6 - O querido Cláudio Pereira está hospitalizado no Hospital Monte Klinikum recuperando-se de cirurgias traumatológicas realizadas pelo médico Eládio Vasconcelos. A AFL se fez presente na pessoa de João Soares. Cláudio pode receber visitas.


ACTA LITERÁRIA

Este ano o tema sugerido para artigos, ensaios, crônicas, cantos e poemas para edição da Acta Literária é “Fortaleza”. Os acadêmicos poderão entregar suas produções na Secretaria da AFL, a partir de junho.


PRESTAÇÃO DE CONTAS
Competência 04/2009

Saldo anterior

11.546,23

Receitas
570,00

Despesas (pessoal, administrativas e financeiras)

(439,70)
Saldo do mês
130,30


Saldo atual
11.676,53

Roberto Gaspar – Tesoureiro
Júlia Pitombeira – Contadora


SOBRE REUNIÕES


1. Lembramos que a reunião de maio acontecerá quarta-feira próxima, dia 20 de maio, às 18:30 horas, na sede da Fortalezense. A Acad. Fernanda Quinderé falará sobre o centenário de Nadir Papi Saboya.

2. Em junho, a reunião mensal da AFL, acontecerá no dia 17 de junho (quarta-feira) às 18:30 horas, na sede da Fortalezense.

Contamos com a presença de todos.


ANIVERSARIANTES DO MÊS


MAIO
Dia
Membro AFL
15
Newton Freitas

17
Batista Lima

25
Barros Pinho (acadêmico de honra)

JUNHO
Dia
Membro AFL
01
José Augusto Bezerra

20
Elmo Vasconcelos


PENSAMENTO


“Não o que o homem é, apenas o que ele faz é o patrimônio que não perderá jamais".
F. Hebbel, poeta e dramaturgo alemão

Nenhum comentário:

Postar um comentário