quarta-feira, 4 de novembro de 2009

BOLETIM NOVEMBRO/2008

BOLETIM MENSAL ELETRÔNICO - GESTÃO 04/01
NOVEMBRO/2008
ACADEMIA FORTALEZENSE DE LETRAS
Palácio da Luz - Rua do Rosário, 01 – Fortaleza-Ce

Palavra do Presidente,

Este é o primeiro boletim da nossa administração e está sendo feito, em forma experimental, em meio eletrônico, para que seja imediato o relacionamento com todos os acadêmicos. Para tanto, é preciso que cada um utilize, reative ou configure um e-mail em seu computador. No caso de absoluta incompatibilidade sua com o computador, peça a algum familiar ou amigo que disponibilize o dele - e nos dê conhecimento - e assim teremos uma veiculação atual, instantânea e eficaz, inclusive reduzindo custos de expedição e extravios.

Continuamos aguardando as respostas ao questionário que enviamos aos confrades sobre sugestões para os próximos dois anos acadêmicos. Já recebemos algumas, mas queríamos que todos participassem do nosso plano de trabalho. Todas as colaborações serão bem recebidas, discutidas e analisadas. O nosso e-mail é jsn@planos.com.br

Acontecimentos
No mês de outubro foram lançados, com o prestígio e a participação da sociedade cultural fortalezense, três livros dos nossos confrades:

- Ednilo Soárez - Ramalho Urtigão, Um marco na literatura portuguesa. Uma pesquisa histórico-literária feita em profundidade e com esmero. A obra foi também foi lançada neste novembro em Lisboa, Portugal.
- Fernanda Quinderé - Cordilheira de Fogo. A maturidade poética da autora foi saudada pelo confrade Juarez Leitão que disse do sentimento de todos presentes ao acontecimento.

- José Luís Lira - Brasileiro com alma africana: Antonio Olinto. Lira continua a desvender vidas e, desta vez, publica a biografia do jornalista e escritor Antonio Olinto, da Academia Brasileira de Letras.

Informamos ainda que João Soares Neto participou da coletânea feita por escritores cearenses em Homenagem ao Centenário de Morte de Machado de Assis, publicação da Comissão de Ação Cultural, do TJCe.

Reunião de novembro
Neste novembro, a reunião mensal da Fortalezense será externa. Ela acontecerá na próxima terça-feira, dia 18, às 17:00 horas, na 8a. Bienal Internacional do Livro, que se realiza no Centro de Convenções(Av. Washington Soares), no Espaço Natércia Campos, quando será lançado o livro de poesias, Por Trás das Gavetas, de nossa confrade Rita de Cássia de Araújo. Contamos com a presença de todos. A renda será usada em recuperação de livros.

Selo Fortalezense de Letras
Criamos o selo Fortalezense de Letras e o livro de Rita de Cássia será o primeiro livro de uma série que esperamos sirva a todos os confrades que publicam suas obras. O selo tem o mesmo dístico da Academia, forma retangular e está a disposição de todos.

Projeto Palácio da Luz
Por idéia nossa imediatamente encampada pelo Presidente da Academia Cearense de Letras, Murilo Martins, está sendo elaborado projeto a ser apresentado ao Ministério da Cultura para um completo restauro do Palácio da Luz e aquisição de mobiliário e equipamentos. Como se trata de patrimônio histórico, que nos abriga a todos, contatos foram feitos junto a técnicos do IPHAN , Secretaria de Cultura e Arquivo Público, com o fim de respeitar o projeto original, resgatar fotos e documentos. A equipe é multidisciplinar, constituída de arquitetos, engenheiros civis, elétricos e estruturais, e, historiadores, sob a coordenação da nossa confrade Regina Fiúza, acompanhamento do eng. Eduardo Fiúza, com o olhar atento da nossa administração e os esclarecimentos institucionais do confrade Ubiratan Aguiar.

Divulgação
Na TV- Diário, no Programa Fernanda Quinderé, os acadêmicos Rita de Cássia e João Soares compareceram na tardinha do dia 06.11.08 para falar sobre o lançamento do Livro Por Trás das Gavetas e as metas da Fortalezense.

Posse
É um prazer informar que o confrade Ubiratan Aguiar tomará posse, em sessão magna, no dia 10 de dezembro próximo na presidência do Tribunal de Contas da União, em Brasília. Todos os acadêmicos da Fortalezense estão automaticamente convidados e cada um receberá o seu convite personalizado.

Reunião de Natal
Considerando que muitos confrades participam de outras entidades, têm ainda festas familiares e dos locais onde trabalham, gostaríamos de ouvir a opinião de todos sobre o evento. Será melhor uma reunião antes do dia 15.12 ou até o dia 20? Em qualquer data, será melhor almoço, happy hour ou jantar? As respostas serão benvindas até o dia 30 deste novembro. Pede-se que haja troca de livros.

Pensamento
O ato de entender é vida, Aristóteles

Nenhum comentário:

Postar um comentário