quarta-feira, 4 de novembro de 2009

BOLETIM JUNHO/2009

ACADEMIA FORTALEZENSE DE LETRAS
Palácio da Luz - Rua do Rosário, 01 – Fortaleza-Ce

Boletim mensal eletrônico – Gestão 04/08
Junho de 2009

PALAVRA DO PRESIDENTE

Estamos, desde o início desta administração, procurando resgatar a memória da Academia Fortalezense de Letras. Assim, tivemos o cuidado de pedir aos ex-presidentes um documento fechado de suas gestões. No caso da gestão Cid Carvalho, o colega José Luís Lira, que exercia a secretaria geral, assumiu a tarefa de fazer e já entregou o relatório, devidamente encadernado e que conta ainda a história da nossa fundação. Em segundo lugar, a ex-presidente Cybele Pontes, seguindo o mesmo princípio, conclui o documento do seu mandato. Ednilo Soárez já está elaborando o seu e promete entregá-lo brevemente. Esses relatórios objetivam retratar as ações e as atuações das diretorias e de cada um dos companheiros.
Autorizamos o fotógrafo Haroldo Barbosa (8772-5298 / 3467-9508), de todos conhecido, a entrar em contato com cada um dos acadêmicos para que faça a sua foto oficial e a Academia Fortalezense de Letras possa ter um registro fotográfico de seus integrantes. Cada um pagará a sua foto e as molduras, que serão iguais.
No próximo mês de julho, a Fortalezense entregará, sem ônus, a cada membro, “botton” identificador da condição de acadêmico. Esse “botton” conterá o nome, o símbolo e o dístico da Academia.

Cordialmente,

João Soares Neto
Presidente



NOTÍCIAS

1 - Repercutiu bem a palestra da Fernanda Quinderé sobre Nadir Papi Saboya na reunião do mês passado. A freqüência foi boa. Houve perguntas e boas respostas.

2 - O ex-presidente Ednilo Soarez viajou a Portugal em férias. Aproveita, como credenciado pela AFL, para estabelecer contatos com congênere lusitana.

3 - A colega Beatriz Alcântara recebeu o 1º. Troféu Martin Soares Moreno da Comunidade Portuguesa e Consulado Honorário de Portugal no Ceará em solenidade na Associação Beneficente “Dous de fevereiro”. Na ocasião, Beatriz fez um belo discurso alternando prosa e verso. João Soares compareceu à cerimônia.

4 - No dia 30 deste mês de junho, às 19:00 horas, o renomado escritor Ronaldo Correia de Brito, nascido no Ceará e radicado em Pernambuco, estará falando de sua obra “Galiléia” no Centro Cultural Banco do Nordeste. Na Rua Floriano Peixoto, centro. Será uma oportunidade ímpar. Vamos prestigiar.

5 - Juarez Leitão falou sobre Filgueiras Lima na reunião mensal de junho da Academia Cearense de Letras. Juarez conclui, em breve, biografia do poeta e educador que, se vivo fosse, teria completado 100 anos em maio.

6 - Continuamos aguardando a remessa de artigos, contos, crônicas, ensaios e poesias para o próximo número da Acta Literária. As remessas deverão ser enviadas, devidamente revisadas, em meio magnético para a nossa secretária Cláudia. O prazo limite é 30 de julho.

7 - A colega Gisela Nunes da Costa assumiu a presidência do Tribunal Regional Eleitoral. Parabéns.

8 - Regina Fiúza estará regressando de São Paulo no dia 20.
Vem feliz com a recuperação de Eduardo Fiúza.




PRESTAÇÃO DE CONTAS
Competência 05/2009

Saldo anterior

11.546,23

Receitas
600,00

Despesas (pessoal, administrativas e financeiras)

(440,35)
Saldo do mês
159,65


Saldo atual
11.705,88

Roberto Gaspar – Tesoureiro
Júlia Pitombeira – Contadora


SOBRE REUNIÕES


1. Lembramos que a reunião deste junho acontecerá quarta-feira próxima, dia 17, às 18:30 horas, na sede da Fortalezense.

2. Em julho, a reunião mensal da AFL, acontecerá no dia 15 de julho (quarta-feira) às 18:30 horas, na sede da Fortalezense.

Contamos com a presença de todos.




ANIVERSARIANTES DO MÊS


JUNHO
Dia
Membro AFL
01
José Augusto Bezerra

20
Elmo Vasconcelos

JULHO
Dia
Membro AFL
14
Giselda Medeiros

18
Lúcia Lustosa

25
Artur Eduardo Benevides

27

Roberto Gaspar
28
Constança Távora




PENSAMENTO


“Acho que para cada escritor há uma razão diferente. No meu caso, em certo sentido, é o desejo interior de dar um testemunho do meu tempo, de minha gente e principalmente de mim mesma: eu existi, eu sou, eu pensei, eu senti, e eu queria que você soubesse”.
Rachel de Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário