quarta-feira, 4 de novembro de 2009

BOLETIM DEZEMBRO/2008

BOLETIM MENSAL ELETRÔNICO - GESTÃO 04/01
Nº 02/04 - DEZEMBRO DE 2008
ACADEMIA FORTALEZENSE DE LETRAS
Palácio da Luz - Rua do Rosário, 01 – Fortaleza-Ce
Palavra do Presidente,

Este é o segundo Boletim desta administração e o último do ano de 2008. Registramos, por oportuno, que fizemos neste mês, no dia 11, a 1ª. Sessão Externa da Academia Fortalezense de Letras, no Espaço Natércia Campos do Escritor Cearense, organizado pela Academia Cearense de Letras, no stand da Secretária de Cultura do Ceará, em meio à Bienal Internacional do Livro do Ceará. Na ocasião, foi lançado o livro de poemas nossa confreira Rita de Cássia Araújo, Por Trás das Gavetas, que foi apresentado por Regine Limaverde e saudado por João Soares Neto, F.S. Nascimento e Dimas Macedo. Foi um momento cultural descontraído, tudo devidamente anotado pelo nosso cioso secretário Eduardo Fontes. Registramos, envaidecidos, a repercussão do lançamento do livro Ramalho Ortigão, um marco na literatura portuguesa, de nosso ex-presidente Ednilo Soárez, na pátria de Camões, nas dependências da Universidade de Lisboa no dia 06 deste mês de novembro.

Congraçamento de Natal
A nossa reunião de Natal será no dia 15 de dezembro, uma segunda feira, às 19:00 horas no Restaurante La Bohème, que abrirá exclusivamente para a AFL. O La Bohème, fica no Meireles, na esquina das ruas Silva Jatahy, 1404, com Prof. Dias da Rocha. A AFL oferecerá o jantar a todos os acadêmicos, que se responsabilizarão somente pelos seus convidados. Favor confirmar com Cláudia, no telefone nº 3253-4275, a sua ida e de acompanhante, para as devidas reservas. Pede-se que cada confrade compre e leve um livro novo para o sorteio que ocorrerá na noite festiva.

Eventos do ano
Para a direção da Fortalezense, os principais eventos deste ano literário foram, independente da cronologia, os seguintes:

01. A excelente gestão do Presidente Ednilo Soárez.

02. A pacífica e unânime eleição da nova diretoria

03. A eleição e posse dos novos acadêmicos Rita de Cássia Araújo e Ubiratan Diniz Aguiar.

04. Os múltiplos lançamentos de livros por nossos confrades: Ednilo Soárez, Eduardo Fontes, Fernanda Quinderé, José Batista de Lima, José Luís Lira, José Telles, Lúcia Lustosa e Rita de Cássia Araújo.

05. A idéia de João Soares Neto e a formação de uma equipe de trabalho multidisciplinar, coordenada por Regina Fiúza, para elaboração e conclusão do projeto de recuperação do Palácio da Luz, sob a égide do Presidente Murilo Martins, sede da Academia Cearense de Letras. O projeto já foi apresentado ao Ministério da Cultura para análise.

06. A criação do Selo Fortalezense de Letras

07. A publicação, pela administração Ednilo Soárez, de mais uma edição da revista anual Acta Literária, publicada em convênio com o TJCe.

08. O ineditismo da realização de uma sessão da Fortalezense na Bienal do Livro

09. A concretização do Ciclo de Estudos “Os Clássicos da Literatura”, encerrado neste mês com palestra da acadêmica, da Academia Cearense de Letras, Ângela Gutiérrez, sobre Machado de Assis e Dom Casmurro.

10. A distribuição gratuita da mais nova obra de Ednilo Soárez aos jovens da Academia Maria Ester de Leitura e Escrita, bem como, do diploma de participação.

Pensamento
O que sou, afinal? Uma coisa que pensa. E o que é uma coisa que pensa?
René Descartes (1596-1650)

Nenhum comentário:

Postar um comentário