quarta-feira, 4 de novembro de 2009

BOLETIM OUTUBRO/2009

ACADEMIA FORTALEZENSE DE LETRAS
Palácio da Luz - Rua do Rosário, 01 – Fortaleza-Ce

Boletim mensal eletrônico – Gestão 04/11
Outubro de 2009

PALAVRA DO PRESIDENTE

A reunião mensal de setembro da AFL teve como ponto alto a festa realizada pela ex-presidente Cybele Pontes. Foi bonita, charmosa e se identifica com a autora do livro “Uma mulher na mesa de academia”(conferir o nome com a Cláudia). Mais de 100 pessoas, entre acadêmicos, amigos e familiares da autora, que foi apresentada por nosso colega Juarez Leitão. Na oportunidade,
além de fazermos a saudação à Cybele, justa e merecida, aproveitamos a desse dia para tecer comentários sobre os 199 anos da Independência do México, o maior, mais desenvolvido e culto país de língua hispânica de todas as Américas.

Agora, neste mês de outubro, 20, às 18:30h o ex-presidente Ednilo Gomes de Soárez, apresentará, igualmente, o livro alusivo aos seus dois anos de mandato. É um documento objetivo, contendo atas, pronunciamentos, a publicação da Acta Literária e da Revista Panorama. Enfim, enfeixa, tudo o que Ednilo fez por nossa AFL. Todos estão convidados para a reunião que se realizará na Faculdade 7 de Setembro, no bairro Edson Queiroz. Haverá vagas para todos no escionamento.

Em novembro, 12, as 19:30 horas, por requerimento do Vereador Paulo Facó, a Academia Fortalezense de Letras será homenageada, em Sessão Especial pela Câmara Municipal de Fortaleza. Todos os componentes – e seus familiares – estão convidados para essa sessão magna que valerá como a nossa reunião de novembro. Contamos com a presença de todos, pois esta é a primeira vez que uma Academia é homenageada por esta Câmara Municipal de Fortaleza. A Câmara fica localizada fica na Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 - Luciano Cavalcante esquina com Av. Rogaciano Leite.

No dia 14 de outubro, quarta-feira, estarei recebendo, com muita honra, o Troféu “Administrador Referência”, a ser concedido pela Federação Internacional de Administração, Conselho Federal de Administração e Conselho Regional de Administração, no Siará Hall, às 19:00 horas. Todos estão sendo convidados. Ficarei muito contente com a presença dos colegas da AFL.

Espero que os (as) colegas entendam a importância de suas presenças às reuniões da Fortalezense. A AFL só será forte com a participação de todos.

Cordialmente,

João Soares Neto
Presidente



CICLO DE PALESTRAS

Dando continuidade ao Ciclo de Conferências José de Alencar e Euclides da Cunha da Academia Cearense de Letras, todas as terças e sextas, 17 horas, segue o calendário de outubro e novembro:

13 de outubro
José de Alencar historiador - Francisco Régis Lopes Ramos

16 de outubro
Diálogo entre Os Sertões de Euclides e Cicatrizes Submersas de Descartes Gadelha - Maria Inês Cardoso Salles

20 de outubro
Uma leitura de Iracema, de José de Alencar - Linhares Filho

23 de outubro
Alencar e seu Projeto Literário de Construção da Nação - Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes

27 de outubro
José de Alencar e a História da Língua Portuguesa - José Alves Fernandes

30 de outubro
José de Alencar, o possuído pelo livro - José Augusto Bezerra

3 de novembro
Alencar: o político - Lúcio Alcântara
6 de novembro
Primeiras lições de José Martiniano de Alencar - Ana Maria Roland

10 de novembro
Euclydes da Cunha, homem de ciência e sua arte - Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes

13 de novembro
Euclides da Cunha – preconceito em relação ao nordestino? - João Soares Neto


NOTÍCIAS

1 - Dia 15 - Lançamento da Revista da Sociedade Amigas do Livro - Ideal Clube – 19 horas. Quem fará a apresentação da Revista será a Diretora de Publicações da SAL e nossa acadêmica, Beatriz Alcântara.

2 - Dia 20 - Lançamento do livro Atividades na Academia Fortalezense de Letras no Biênio 2007-2008 de Ednilo Soárez na FA7 - Faculdade de Setembro, às 18:30 horas.

3 - Dia 21 - Posse de José Alves Fernandes na Academia Cearense de Letras como titular da cadeira n.29, cujo patrono é Paulino Nogueira e o antecessor, José Costa Matos. A saudação será feita pela acadêmica Noemi Elisa Aderaldo.

4 - Dia 22 - Lançamento do livro de poemas Samambaia que é um resgate da memória de Antônia Sampaio Fontes (avó já falecida do acadêmico Eduardo Fontes) - Centro Cultural Oboé - 19horas e 30minutos.
5 - Fazendo sucesso o livro Indícios de Eduardo Fiúza Filho cujo lançamento ocorreu no Centro Cultural Oboé no dia 03 de Setembro.

6 - No dia 26 de outubro, às 19h, será realizada a entrega do Prêmio Osmundo Pontes de Literatura, chancela de nossa colega Cybele Pontes


PRESTAÇÃO DE CONTAS
Competência 09/2009

Saldo anterior
12.351,27

Receitas
60,00
Despesas totais
(445,00)
Saldo do mês
(385,00)

Saldo atual
11.966,27
Roberto Gaspar – Tesoureiro/Júlia Pitombeira – Contadora


SOBRE REUNIÕES

1. Lembramos que a reunião deste outubro acontecerá terça-feira, dia 20, às 19:00 horas, na FA7 – Faculdade 7 de setembro, quando será lançado o livro “Atividades na Academia Fortalezense de Letras no Biênio 2007-2008” de Ednilo Soárez.

2. Em novembro, a reunião mensal da AFL, acontecerá no dia 12 de novembro (quinta-feira), às 19:30 horas, em sessão solene da Câmara Municipal de Fortaleza (R. Dr. Thompson Bulcão, 830 - Luciano Cavalcante) ocasião que a Fortalezense será homenageada pelo vereador Paulo Facó.

Contamos com a presença de todos.


ANIVERSARIANTES DO MÊS

OUTUBRO / Dia
Membro AFL
22
Francisco Lima Freitas

Francisco Lima Freitas, nosso colega e Presidente da ALMECE é um grande trabalhador.


PENSAMENTO

“A cultura é o maior conforto para a velhice.”
Aristóteles, filósofo grego
(384-322 a.C)

3 comentários:

  1. Boa tarde, caros Acadêmicos,


    Gostaria, por meio deste, de sugerir o nome do meu colega de profissão, membro do Ministério Público Cearense, Dr. Edilson Santana Gonçalves, como possível membro dessa tão honrosa instituição.

    A título de informação, gostaria de resumir um pouco da história do citado Promotor:
    Edilson Santana Gonçalves nasceu em 22 de dezembro de 1952, na cidade de Brejo Santo, Ceará. Membro de família humilde, trabalhou desde muito jovem para ajudar sua família, pois seu pai era um pequeno comerciante local e sua mãe fazia toalhas de renda para ajudar em casa. Trabalhou na feira durante toda a infância, vendendo chinelas havaianas. Desde muito cedo, destacou-se pelo seu gosto pelos estudos e sua vocação jurídica proeminente. Aos 8 anos, reunia todas as crianças da rua no quintal da casa de sua tia e fazia longos discursos representando o papel de advogado. Todos os adultos locais se impressionavam com sua eloquência e retórica apurada diante de tão poucos anos vividos.

    Estudou em escola pública durante toda a sua vida, só saindo da sua cidade natal aos 20 anos para morar em São Paulo, onde trabalhou de auxiliar de pedreiro e porteiro, tendo uma vida muito humilde. Não desistiu de seus sonhos e nunca se envergonhou de suas origens: voltou a Brejo Santo e foi aprovado no vestibular para o curso de Direito da Universidade do Cariri, afiliada da Universidade Estadual do Ceará na época, sem nunca ter passado por um ensino particular. Foi destaque na vida acadêmica, realizando diversos júris simulados na região e escrevendo diversos artigos na sua área. Também, nessa mesmo época, logrou o ofício de professor de Ensino Médio, ministrando aulas de Língua Portuguesa e Filosofia na cidade de Missão Velha, profissou que o mesmo honrou e se dedicou por 30 anos de sua vida e cidade onde recebeu o título de cidadão, por suas ações em prol da sociedade.

    Recém-formado, Edilson iniciou sua carreira vitoriosa de advogado: nos júris, destacava-se por sua retórica afiada, que o fez levar um imenso número de pessoas a todos os fóruns das cidades onde o mesmo estava, não perdendo nenhum júri durante sua vida advocatícia. Posteriormente, e em concomitância com agora o ofício de professor de Ensino Superior, na URCA, Edilson foi aprovado dentro dos primeiros lugares para os concursos de Defensor Público Estadual e Promotor de Justiça, optando pelo último.

    Como membro do Ministério Público, Edilson mais uma vez foi destaque. Presidente da Associação Cearense do Ministério Público durante dois mandatos, Membro do Conselho Nacional do Ministério Público e Promotor-Corregedor durante dois mandatos.

    Apesar de todas essas conquistas, Edilson é um cara simples e humilde, e tão dedicado às letras como na sua infância.
    Com mais de 10 livros publicados em várias áreas (Direito, Espiritualidade, Poesia, Crônica, Auto-ajuda), mais de 500 artigos publicados em jornais (publicado semanalmente no "Opinião" do Jornal O Estado e no "Espiritualidade" do Jornal O Povo) e muitas premiações, Edilson coleciona mais de 10.000 livros em sua residência e mantém uma biblioteca pública na cidade de Missão Velha para que crianças que não tinham acesso aos livros, como ele, tenham essa oportunidade.

    Antes de tudo, Edilson é um cidadão cearense, filho da nossa terra. Estimulou e bancou a publicação de diversos escritores humildes regionais, como o poeta missão-velhense Biu Pereira, entre muitas outras obras das quais foi prefaciador e co-autor.

    Certamente esqueci muitos fatos da vida do Promotor de Justiça, Professor e Escritor Edilson Santana Gonçalves, mas acredito que, com isso, vocês podem pesquisar e perceber como esse grande homem tem tudo para estar como membro de tão antiga e honrosa Instituição.

    Grato,


    Italo

    ResponderExcluir
  2. O Fanzine Episódio Cultural é uma jornal bimestral (Machado-MG/Brasil) sem fins lucrativos distribuído gratuitamente em várias instituições culturais, entre elas: Casa das Rosas (SP/SP), Inst. Moreira Salles (Poços de Caldas-MG) e Cia Bella de Artes (Poços de Caldas-MG). De acordo com o editor e poeta mineiro Carlos Roberto de Souza (Agamenon Troyan), “o objetivo é enfocar assuntos relacionados à cultura, e oferecer um espaço gratuito para que escritores, poetas, atores, dramaturgos, artistas plásticos, músicos, jornalistas... possam divulgar suas expressões artísticas”.

    ResponderExcluir
  3. Caro (a) Escritor(a),

    A publicação de um livro é uma enorme satisfação para todo escritor. Mas, sabemos que mais importante ainda é fazer com que ele seja lido.
    Os escritores financiados por grandes editoras, geralmente, contam com um forte aparato de distribuição e publicidade de suas obras. Mas, se não é o seu caso, não significa que sua obra vai cair no ostracismo. Com algumas noções de marketing, é possível garantir um eficiente esquema de distribuição de sua(s) obra(s).
    Pensando nisso, o Projeto Rota das Especiarias, em parceria com o SEBRAE-CE e a Faculdade Lourenço Filho, promoverá um minicurso de capacitação (09 horas/aula) voltado para escritores e pequenos empreendedores do mercado editorial.
    No curso, serão abordadas algumas noções de marketing (noções de preço, e-commerce, promoções em redes sociais etc) com o objetivo de capacitar os autores para a comercialização e distribuição de suas obras.
    Serão ofertadas 50 (cinquenta) vagas e, ao final, os participantes receberão certificado. Inscrições gratuitas.

    Local:
    Faculdade Lourenço Filho (Rua Barão do Rio Branco, 2101, Centro)

    Data:
    05/11/11 e 12/11/11

    Hora:
    08:00h às 12:00h.
    Os participantes deverão comparecer ao local portando um documento de identidade com foto.

    Inscrições (até 04/11):
    http://www.rotadasespeciarias.art.br/entrenarota.php

    ResponderExcluir