segunda-feira, 21 de junho de 2010

ACADÊMICA NÉLIDA PIÑON

ACADÊMICA NÉLIDA PIÑON, QUE ESTÁ NA ESPANHA, REPRESENTARÁ A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS NOS FUNERAIS DE JOSÉ SARAMAGO

O presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, acabou de designar a Acadêmica Nélida Piñon, que se encontra na Espanha, para fazer palestras em universidades, como representante da ABL nos funerais do escritor português José Saramago.

Vilaça mandou também, logo após saber da morte de Saramago, Sócio Correspondente da ABL e único Prêmio Nobel de língua portuguesa, que se fizesse cumprimento de luto acadêmico, e que a bandeira da Academia fosse hasteada a meio mastro, na entrada de sua sede por três dias.

“A Academia estava aguardando a informação de quando José Saramago viria ao Rio para providenciara organização da sua posse na Cadeira 16 de Sócio Correspondente. A notícia nos deixou em estado de enorme tristeza. A próxima sessão acadêmica, quinta-feira que vem, dia 24, na ABL, será dedicada à memória do grande escritor português, por quem sempre tivemos o maior respeito e admiração”, afirmou o Presidente Vilaça,

Saramago na ABL

José Saramago foi eleito Sócio Correspondente no dia 9 de julho do ano passado para a cadeira nº 16, na vaga do escritor francês Maurice Druon, e deveria tomar posse ainda este ano, assim que a agenda permitisse. Ao saber da eleição, Saramago dedicou sua coluna no Diário de Notícias de Lisboa à Academia Brasileira de Letras. Disse que a notícia lhe tinha sido dada pelo Acadêmico Alberto da Costa e Silva e complementou:“Eis-me portanto acadêmico no país que mais amo depois do meu, o Brasil. É como estar em casa”.

Assim que ficou sabendo de sua eleição, Saramago disse que estaria no Rio em outubro do ano passado, para o lançamento em todo o Brasil de seu livro “Viagem do Elefante” e afirmou: “Em outubro lá irei, a apresentar um novo livro e a sentar-me à sombra de Machado de Assis. E ainda dizem que a vida não tem coisas boas...”

A Secretária-Geral da ABL, Acadêmica Ana Maria Machado, também lamentou o falecimento de Saramago: "As letras brasileiras se associam à dor de seus leitores por todo o mundo, lamentando sua partida e celebrando sua literatura que permanece. Um sábio, um grande escritor, um ser humano de primeira grandeza”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário