terça-feira, 22 de junho de 2010

Criação de um Fórum da Literatura Cearense

Idéias soltas e preliminares sobre a
Criação de um Fórum da Literatura Cearense
Academia Fortalezense de Letras
Janeiro, 13, 2009

A Academia Fortalezense de Letras acredita que:

01. é preciso atender os diversos públicos que compõem a literatura cearense, vinculando-os à totalidade social com diferentes expressões e movimentos

02. isso só acontecerá se houver democratização ao acesso dos meios de comunicação públicos e um necessário entendimento com a comunicação privada

03. a autogestão é um meio dos produtores culturais definirem as políticas de difusão da literatura cearense

04. no site da Secretaria de Cultura só há acompanhamento dos Investimentos da Cultura no Ceará até 2006, 42 milhões de reais. É preciso atualizá-lo.

05. é preciso dinamizar e aumentar os Pontos de Leitura (43), tornando-os, por exemplo, obrigatórios em repartições públicas, bem como cobrando das empresas que transacionam com o Estado uma postura concreta para a criação de PLs em suas organizações.

06. todos os equipamentos culturais do Estado sejam disponibilizados para o público com visitas culturais guiadas (não só ao Teatro José de Alencar, Biblioteca Pública e Museu do Ceará) mas para a Casa de Juvenal Galeno, a Escola de Artes e Ofícios Tomás Pompeu, Museu da Imagem e do Som etc.)

07. a Academia Fortalezense de Letras admite aceitar, em comodato, um próprio do Estado e cuidar dele com atenção e esmero, tornando-o de acesso continuado ao público.

08. a criação de Cooperativas Culturais seria uma boa política para disseminação da literatura e, de resto, da cultura cearense. É preciso fomentar e apoiar a criação de cooperativas.

09. o Fórum deveria ingressar com Sua Nota vale Cultura no programa da SEFAZ de Notas Fiscais

Nenhum comentário:

Postar um comentário