terça-feira, 22 de junho de 2010

ACADEMIA FORTALEZENSE DE LETRAS- Breve História

A Academia Fortalezense de Letras foi fundada em 12 de junho de 2002. O seu brasão consta de uma coroa de folhas verdes, tendo como pano de fundo as iniciais da academia, bem assim a sua denominação completa, Academia Fortalezense de Letras; contendo ainda um livro aberto, a estátua da índia Iracema, da tribo Tabajara, Iracema Guardiã, inspirada na escultura Iracema Guardiã, de Zenon Barreto e um sol resplandecente.

A Fortalezense veio para aglutinar poetas, contistas, cronistas, articulistas e demais intelectuais que vivem na cidade de Fortaleza. Tem como objetivo a consolidação da cultura, em todas as suas formas de expressão, na cidade berço de José de Alencar, Barão de Studart, Gustavo Barroso e Rachel Queiroz, para citar apenas alguns.

O seu primeiro presidente foi o intelectual Cid Saboya de Carvalho, ex-senador, e filho do grande poeta Jader de Carvalho. A segunda administração teve a regência de Cybele Valente Pontes que vinha de uma profícua administração à frente da Sociedade Amigas do Livro e da direção do Prêmio Osmundo Pontes de Literatura. O terceiro presidente foi o educador e historiador Ednilo Gomes de Soárez, primogênito do prof. Edílson Brasil Soárez. A atual administração é comandada pelo escritor João Soares Neto, cronista e articulista dos jornais O Estado- Ceará e do Diário do Nordeste.

A Academia Fortalezense de Letras destaca-se por suas ações de vanguarda, tais como o fato de ser a primeira e única academia de letras brasileira a realizar uma sessão em espaço aberto de uma Bienal Internacional de Livros, no ano passado. Atualmente, fomenta a criação de academias estudantis de letras, cumprindo destacar a atuação das academias dos colégios Irmã Maria Montenegro, Dáulia Bringel e 07 de Setembro.

O Presidente de Honra da Fortalezense é o poeta Artur Eduardo Benevides. Fulguram como membros da Academia Fortalezense de Letras o Presidente do Tribunal de Contas da União, Ministro Ubiratan Diniz Aguiar, a Presidente do Tribunal Eleitoral do Ceará, Desembargadora Gisela Nunes da Costa, o Reitor da Universidade Estadual do Ceará, Prof. Antonio Colaço Martins, o Dep. e Professor Teodoro Soares; os retores Maurício Benevides e Francisco Lima Freitas; o poeta, professor e biógrafo Juarez Leitão; o animador cultural e mecenas Newton Freitas; o ex-Secretário da Cultura do Estado do Ceará, Cláudio Pereira; os poetas Eduardo Fontes, João Dummar Filho, Batista de Lima, Pio Rodrigues, Sérgio Macedo,Beatriz Alcântara, Fernanda Quinderé, Leda Costa Lima, Leda Maria Souto,Inez Figueiredo; os bibliófilos José Augusto Bezerra e Regina Pamplona Fiúza; os escritores Vicente Alencar, Lúcia Lustosa, Roberto Gaspar e as intelectuais Aila da Costa Ribeiro Pereira e Constança Távora. Destaque-se os escritores José Luis Lira, Matusahila Santiago e Murilo Martins pela ideia de sua fundação.

A Academia Fortalezense de Letras elaborou agora em 2009 o projeto do Guia da Cultura Fortalezense, e deseja editá-lo, preferencialmente, em parceria com a Câmara Municipal de Fortaleza. Nesse Guia ficarão inscritos, gratuitamente, todos os artistas plásticos, músicos e escritores vivos que residem em Fortaleza, independente de fazerem parte ou não de academias ou entidades similares. Bastará que cada interessado submeta o seu currículo mínimo, destacando suas obras, através de senha própria em qualquer computador com acesso à Internet a um sítio(site) do programa do Guia. Esses currículos serão analisados por Comissão multidisciplinar que indicará os escolhidos que figurarão em publicação virtual e em livro-documento a ser editado, acredita-se, no próximo ano de 2010.

Esta, em resumo, a apresentação mínima da Academia Fortalezense de Letras que criou ainda o selo editorial Fortalezense de Letras, para obras de seus membros e de intelectuais renomados, bem como edita as publicações Acta Literária e a revista Contemporânea.

3 comentários:

  1. Mais uma vez, querido presidente, meu nome não consta da lista dos acadêmicos efetivos.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  2. Querido presidente
    Mais uma vez meu nome não consta da lista de acadêmicos.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Deixo aqui registrado,nos anais da história, o meu "Voto de Louvor" para Academia Fortalezense de Letras.
    Dr.Jocarlos Gaspar-A Poet From Caxias-Best Poet 2007-Greece

    ResponderExcluir